segunda-feira, agosto 03, 2015

Na Alepe, Henrique Queiroz registra 370 anos da Batalha das Tabocas

Deputado Henrique Queiroz (Foto: João Bita)

No dia 03 de agosto de 1645 ocorreu, no Monte das Tabocas, localizado em Vitória de Santo Antão, na Zona da Mata do Estado, a primeira batalha da luta pela expulsão dos holandeses de Pernambuco. Os 370 anos desse acontecimento histórico foram relembrados pelo deputado Henrique Queiroz (PR), na Reunião Plenária desta segunda (3).

“Se não fosse a vitória em Tabocas, Pernambuco talvez não fizesse parte desse grande e querido Brasil. Sem Tabocas, não teríamos a vitória na Batalha dos Guararapes”, registrou o parlamentar.

Henrique Queiroz também ressaltou que seu avô, José Joaquim da Silva, foi responsável pela construção da capela de Nossa Senhora de Nazaré – obra prometida pelo governador da capitania de Pernambuco no século XVII, João Fernandes Vieira, por conta da vitória na batalha ocorrida nesta data. Atualmente há, no local, o Parque Histórico Estadual das Tabocas, de 9,34 hectares. “O Parque das Tabocas é a representação viva da fé de um povo forte, esperançoso e guerreiro”, concluiu o deputado.

Alepe

Nenhum comentário:

Postar um comentário