segunda-feira, julho 27, 2015

Petrolândia: Presidente do STR, José Maurício faz denúncia sobre desabastecimento de água na Agrovila 04 da Reta e sobre grilagem de terrenos nas agrovilas

"Petrolândia virou uma terra sem lei", reclama José Maurício, presidente do STR do município; Ouça a entrevista na íntegra na manhã desta terça (28) no Programa Acordando com as Notícias na Web Rádio Petrolândia.

Não bastassem os problemas causados pela redução do volume de água no Lago de Itaparica, como consequência da redução da vazão do São Francisco, e as constantes reclamações de falta de assistência técnica da Companhia de Desenvolvimento do Vale do São Francisco (Codevasf), os produtores rurais da Agrovila 04 da Reta (Projeto Barreiras) denunciam que estão sendo prejudicados com a falta de água tratada para consumo humano e pecuária. A agrovila está situada no município de Tacaratu, em área limítrofe com Petrolândia, no Sertão de Pernambuco.

Os produtores residentes na localidade alegam que há nove meses a bomba da Estação de Bombeamento que abastece a comunidade apresentou defeito e a Chesf colocou uma outra, com menor capacidade, que está operando em situação precária, sem suprir a demanda dos moradores.

No último sábado (25), em entrevista ao Blog de Assis Ramalho e à Web Rádio Petrolândia, o presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Petrolândia, José Maurício, com palavras duras, denunciou a situação. Segundo o sindicalista, vários acordos já foram feitos com a Chesf, mas ela não cumpre. José Maurício disse já ter uma reunião marcada com Procurador da República, no próximo dia 20 de agosto, ocasião em que ele vai fazer outras denúncias, inclusive sobre invasões que estão acontecendo, por pessoas vindas de outros Estados, que estariam loteando terrenos e vendendo a terceiros.

Acompanhe abaixo trechos da entrevista, que irá ao ar na manhã desta terça-feira (28) no programa ''Acordando com as Notícias'', transmitido pela Web Rádio Petrolândia, com Assis Ramalho de segunda a sábado das 05h30 às 08h30 da manhã.

Sobre o problema da água na Agrovila 04 que ainda não foi solucionado pela Chesf

José Maurício: Infelizmente o problema continua, porque a bomba que abastece a comunidade da Agrovila 04 apresentou defeito e a Chesf colocou uma outra, que está operando em situação precária, sem suprir a demanda dos moradores. A gente vem lutando bastante, onde já fizemos vários acordos com a Chesf, mas ela não cumpre. É um absurdo eles dizerem pra gente que não compram a bomba, que custa R$ 8 mil, por que não têm condições de comprar. Então, eu acho que isso é uma afronta, é falta de respeito com as pessoas que trabalham, e se continuar do jeito que está, a qualquer momento vai acontecer alguma coisa, mas não é isso que a gente quer, mas a gente não pode segurar as pessoas todo o tempo, e eu tenho muita preocupação com o que possa acontecer.

Sobre as providências que o STR de Petrolândia está tomando

José Maurício: Por (conta d)a Chesf não tomar nenhuma providência, eu procurei o Ministério Público Federal, em Serra Talhada, onde fiz as denúncias, pedindo providência, porque, por aqui, não tem mais a quem a gente recorrer, porque a gente não é ouvido. Então, já fui notificado que no dia 20 de agosto eu vou estar com o Procurador da República, em Serra Talhada, onde eu vou passar para ele toda a situação. Não só em relação à água, como em relação às áreas de sequeiro que têm ações contra a Chesf, algumas que já duram quase 20 anos e que nunca foram julgadas porque a Chesf alega de que não têm juízes para julgar. Então o que eu quero do Ministério Público é que faça um mutirão, faça alguma coisa antes que aconteça o pior.

Sobre invasões de terrenos nas Agrovilas

As invasões que acontecem aqui são por pessoas de outros Estados, que aproveitam para fazer grilagem e vender futuramente. E a gente não pode se calar com o que está acontecendo porque, para que você tenha uma ideia, até o campo de futebol da Agrovila 01 do Bloco 01 estão vendendo. Estão loteando e vendendo. E o pior é que quem está vendendo não é reassentado e está vendendo para filhos de reassentados. Então, é um desastre o que está acontecendo, porque Petrolândia virou uma cidade sem lei.

Ouça a entrevista na íntegra na manhã desta terça no Programa Acordando com as Notícias na Web Rádio Petrolândia.

O programa ''Acordando com as Notícias'' é repleto de notícias locais, regionais, nacionais, internacionais, política, polícia, economia, cultura, esportes, manchete dos jornais do dia, utilidade pública e muito mais,

A Web Rádio Petrolândia funciona na Internet, através do site www.webradiopetrolandia.com.br, com o objetivo de levar a voz de Petrolândia aos petrolandenses em sua própria cidade e além das divisas e fronteiras.

Para instalar o aplicativo da Web Rádio Petrolândia no seu celular ou tablet, clique aqui>app Web Rádio Petrolândia

Redação do Blog de Assis Ramalho

Nenhum comentário:

Postar um comentário