sexta-feira, julho 17, 2015

Petrolândia: Jogos Indígenas Estaduais têm abertura oficial no Ginásio de Esportes

Diego Perez, Secretário Executivo de Turismo, Esporte e Lazer de Pernambuco, Lourival Simões, prefeito de Petrolândia. Adriana Salazar, ex-nadadora (disputou as Olimpíadas de Seul em 1988) e Ítalo Leite, Secretário de Cultura, Esporte e Lazer de Petrolândia.
Em entrevista ao Blog de Assis Ramalho e a Web Rádio Petrolândia, o Secretário Diego Perez comentou o evento e a viagem ao Canadá de Erycles Lindomar, atleta de Petrolândia selecionado pelo programa Ganhe o Mundo Esportivo, que acontece em agosto. A entrevista completa irá ao ar na amanhã deste sábado (18) na Web Rádio Petrolândia, no programa Acordando com as Notícias, com início às 5h30. 

Aconteceu em Petrolândia, no Sertão de Pernambuco, na noite desta quinta-feira (16), a cerimônia de abertura da 4ª edição dos Jogos das Etnias Indígenas de Pernambuco (JEIPE), em solenidade realizada no Ginásio Municipal de Esportes Dr. Francisco Simões de Lima.

Estiveram presentes à abertura dos IV JEIPE, o Secretário Executivo da Secretaria de Turismo, Esporte e Lazer de Pernambuco, Diego Perez, e o prefeito Lourival Simões, acompanhados de secretários do município. O cerimonial foi conduzido por Cida Rodrigues, da Secretaria de Educação do Município.

O público que compareceu ao Ginásio Municipal prestigiou a apresentação das tribos Atikum, de Salgueiro, Atikum, de Carnaubeira da Penha, Entre Serras e Pankararu, de Tacaratu, Entre Serras Pankararu, de Petrolândia, Fulni-ô, de Águas Belas, Pankará, de Carnaubeira, Pankaiwká, de Jatobá, e Pipipã, de Floresta. Elas dançara e apresentaram os costumes referentes as suas respectivas aldeias.

Irão participar do evento cerca de 300 índios de oito municípios, nas modalidades futebol masculino, futsal feminino, arco e flecha, cabo de guerra, corrida de maracá, 100 metros rasos, caminhada da guerreira, arremesso de lança, bate gancho (luta) e canoagem. A competição vai até o próximo domingo (19), com disputas no Ginásio Municipal Dr. Francisco Simões de Lima, no Estádio Municipal "O Galegão" e na Orla Fluvial.

Os JEIPE 2015 são uma realização da Secretaria Estadual de Turismo, Esportes e Lazer, com apoio da Prefeitura Municipal de Petrolândia, por meio da Secretaria de Cultura, Esporte e Lazer e da Secretaria para Assuntos Indígenas.

Em discurso, o prefeito Lourival Simões falou da importância do evento

"Nós temos uma dívida social, que é uma dívida impagável, com os povos indígenas, porém a gente está sentindo essa distância cada vez mais diminuir mais. Com os Jogos Indígenas sendo disputados em Petrolândia, demonstra um carinho especial do Governo do Estado para com o município de Petrolândia, e com os povos indígenas da região. A gente já faz os Jogos Indígenas municipais e, a cada ano que se passa, escolhemos uma comunidade em que a gente possa realizar a competição dentro da própria aldeia, e isso mostra o respeito que a gente tem com os povos indígenas", disse o prefeito Lourival Simões em seu discurso.

Em entrevista à reportagem do Blog de Assis Ramalho e da Web Rádio Petrolândia, o Secretário Executivo da Secretaria de Turismo e Esporte e Lazer de PE, Diego Perez, falou sobre o evento.

"Esses povos possuem uma riqueza cultural e esportiva muito grande. Isso precisa ser preservado. Os Jogos Indígenas de Pernambuco servem para desenvolver um intercâmbio entre eles, valorizando e fortalecendo suas tradições e ritos. Sem dúvidas, marca um momento histórico para o nosso Estado, porque, na verdade, eles marcaram a história do nosso país e do nosso Estado. Então, Petrolândia e todos os indígenas estão de parabéns por essa organização. Em nome do Secretário Felipe Carreras e do governador Paulo Câmara, eu desejo a todos uma ótima competição".

O secretário também comentou a participação do atleta petrolandense Erycles Lindomar na primeira edição do programa de intercâmbio Ganhe o Mundo Esportivo, que levará o jovem para estudar e treinar no Canadá, a partir de agosto, durante dois meses.

"A gente vai levar 11 atletas para o Canadá onde vão estudar inglês, e para treinar em grandes centros de excelências e, como você lembrou, Petrolândia foi contemplada com um grande atleta que é o Erycles (Lindomar), que é uma referência do atletismo nacional, e que na primeira quinzena de agosto, ele viaja para o Canadá onde vai passar quase dois meses lá, onde vai treinar em grandes centros de excelência. O Erycles vai ser treinado por campeões mundiais e eu tenho certeza de que, quando ele voltar, ele vai transformar ainda mais a cidade de Petrolândia", frisou o secretário.

A entrevista completa com Diego Perez vai ao ar, na íntegra, neste sábado (18) no programa Acordando com as Notícias, apresentado por Assis Ramalho de segunda a sábado das 5h30 as 8h30 da manhã, transmitido pela Web Rádio Petrolândia


Redação do Blog de Assis Ramalho
Fotos; Assis Ramalho

Nenhum comentário:

Postar um comentário