terça-feira, julho 21, 2015

Petrolândia: Escola Municipal Pedro Cavalcante da Silva é inaugurada no Sítio Atalho. Confira biografia política do homenageado.


Escola Municipal Pedro Cavalcante da Silva (Fotos: Assis Ramalho)

Vídeo em homenagem a Petro. Veja biografia no final desta matéria.
Prefeito Lourival Simões e Naná, filha de Petro, descerraram a placa de inauguração

Empresário Lourinho, genro de Petro, fez os agradecimentos em nome da família
Vereador Juarez Patriota, autor do Projeto de Lei que deu nome à escola.

Família Pedro Cavalcante da Silva (Petro) prestigiou o evento

A Prefeitura de Petrolândia realizou na tarde dessa segunda-feira (20) a inauguração da Escola Municipal Pedro Cavalcante da Silva, localizada no povoado Atalho, na área rural do município.

Com a presença da vice-prefeita Janielma Rodrigues, secretária interina de Educação, Bernadete Matias, além de muitos familiares e parentes de Pedro Cavalcante, o saudoso Petro, o descerramento da placa de inauguração do novo estabelecimento da Secretaria Municipal de Educação, foi feito pelo prefeito Lourival Simões e pela empresária Anna Cavalcante (Naná), filha do homenageado.

A cerimônia aconteceu na data de aniversário natalício de Petro e foi bastante prestigiada pela comunidade da área, que conheceu as instalações da escola e assistiu a um vídeo relembrando a trajetória de vida do homenageado.

No cerimonial conduzido por Cida Rodrigues, o primeiro a falar foi o vereador Juarez Patriota, autor do Projeto de Lei que deu o nome de Pedro Cavalcante da Silva à escola, com aprovação por unanimidade.

O empresário Lourival Leal Rodolfo (Lourinho), genro de Petro, falou em nome da família do homenageado, destacando o benefício trazido para a comunidade do entorno do Sítio Atalho com a inauguração da escola.

Abreviado por um incidente, a cerimônia foi concluída com rápido pronunciamento do prefeito Lourival Simões entregando a nova obra de sua administração ao povo de Petrolândia. O prefeito tinha como destaque o anúncio oficial de lançamento de um novo programa de Petrolândia para beneficiar a comunidade escolar do município, com a construção de quadras poliesportivas em escolas da área rural.

Após a inauguração, foi servido um lanche à comunidade, inclusive o doce de gergelim, preferido de Petro.

Para ver fotos da inauguração da Escola, clique>Inauguração da Escola Pedro Cavalcante da Silva

Petro (Foto da família)
BREVE BIOGRAFIA POLÍTICA DE PEDRO CAVALCANTE DA SILVA
Descendente da família portuguesa Cavalcante e Albuquerque, nasce aos 20 de julho de 1919, no Sítio Mata Cabra, em Petrolândia, o Pedro Cavalcante da Silva, popularmente conhecido como Sr. Petro, filho de André Pereira da Silva e Nila Cavalcante Albuquerque.
Em 1942, casa-se com Tereza Angelina de Carvalho e passa a residir no Sítio Mundo Novo. Dessa união, originou a família Cavalcante de Carvalho com o nascimento dos seus 15 filhos: Naná, Renilde, Zuza, Antônio, Paulo, Nila, André, Crenilde, Marlene, Francsico e Adolfo Cavalcante de Carvalho e os já falecidos Tezinho, Angelina, Geraldo e Celso Cavalcante de Carvalho.
Criou e sustentou a sua família como agricultor, pecuarista e comerciante. Era muito conhecido em toda região inclusive nas cidades de Arcoverde e Delmiro Gouveia onde realizava vários negócios de compra e venda de algodão, mamona e couro.
Embora tenha sido um homem simples, buscou sempre ensinar os principais valores da vida aos seus filhos como humildade, lealdade, honestidade e compromisso para com o próximo. Com a mãe, seus filhos aprenderam a ter vergonha, com o pai, aprenderam a ter palavra. Dizia que palavra dada era palavra empenhada!
Aos 40 anos de idade, no ano de 1959, Petro resolve entrar na política, filiando-se ao partido da União Democrática Nacional (UDN), no qual conquistou sua primeira vitória política como vereador, sendo um dos mais votados, tomando posse em novembro de 1959. O prefeito eleito nesse ano foi o Sr. Rui Pedro Aquino.
Nessa época vereador era um cargo não remunerado. Petro gostava de seu trabalho por ter o apoio da comunidade e por seguir uma ideologia igualitária, buscando o bem comum para o seu município.
Destarte, os anos se passam e, mais uma vez, Petro é eleito para representar a população petrolandense, agora no ano de 1968, pelo partido ARENA, antigo União Democrático Nacional, atual DEM.
Petro consegue continuar ajudando seus conterrâneos com o apoio do prefeito José Gomes de Avelar, mais conhecido como Zé Gominho.
Sua trajetória política foi baseada no carisma, cumplicidade partidária corroborada pelo seu comportamento sempre ético, adquirindo respeito e admiração de todos os que acreditavam na sua visão política.
Após dois mandatos, Petro decide se desligar da política e apresenta seu genro, Lourival Leal Rodolfo, mais conhecido como Lourinho, para ser o seu sucessor político na Câmara de Vereadores, sendo este eleito em 1972, juntamente com o prefeito José Araújo da Silva, popularmente chamado de Zé de Caboco.
Lourinho, foi vereador por seis mandatos consecutivos, de 1972 a 2000 tendo dois mandatos estendidos.
Em 2000, chega a vez de Lourinho também se afastar da política e, para dar continuidade ao trabalho, lança seu filho Luciano Leal como seu legatário, o qual foi eleito por dois mandatos seguidos em 2000 e 2004.
Luciano seguiu os passos do avô e do pai, dando continuando a mais de 40 anos de trajetória política familiar.
Atualmente, o único representante da família na política é seu neto, Isaac Cavalcante de Carvalho, que está no segundo mandato de prefeito da cidade baiana de Juazeiro.
Em Petrolândia, a família não tem nenhum representante com mandato, mas continua ajudando a população petrolandense com muita honra e compromisso, mostrando e seguindo os ensinamentos de Petro.
Petro é considerado pela família Cavalcante de Carvalho e por todos que tiveram a oportunidade de conhecer e conviver com ele, um exemplo de vida, garra, coragem, determinação, honestidade, amizade e lealdade.
No Facebook, Rita de Cássia Viana Barros deixou o seguinte comentário, que tomamos a liberdade de publicar aqui, dada a importância e riqueza de informações do conteúdo.

"Homenagem mais que merecida. Aquela comunidade onde a Escola Municipal recebeu o nome de Pedro Cavalcante da Silva está localizada, a maioria das pessoas que ali residem, conviveram e compartilharam muitos momentos junto com ele, que apesar de residir no Mundo Novo, era uma pessoa muito especial e presente na vida de cada um do povo da Lagoinha. Dia 20 de julho, data do seu aniversário! Dia em que o senhor Petro tinha uma enorme satisfação de comemorar o seu aniversário, iniciando agradecendo sua vida com a celebração de uma missa, onde amigos, familiares e vizinhos dos sítios próximos, já esperavam por aquele dia, por que seus convidados, eram todas as pessoas que lembravam e iam nessa data mais que especial para essa confraternização que era o seu aniversário. 
"Após a missa, continuava aquele dia festivo com o o famoso mungunzá, churrasco, galinha de capoeira, bebidas e as guloseimas sem igual, como o doce de gergelim, caju e o bolo feito por tia Nila Cavalcante e Renilde. Nessa festança em comemoração a mais um ano de vida, todos passavam o dia. Parabéns a todos os seus familiares, que de maneira honrosa receberam essa homenagem especial, que foi a escola que ontem inauguraram, recebendo o nome de Escola Municipal Pedro Cavalcante da Silva. Parabéns à comunidade do sitio Atalho por terem recebido essa escola tão sonhada a mais de 15 anos. Não posso esquecer de agradecer ao prefeito Lourival Simões, por ter atendido os anseios daquele povo, a muito tempo esperavam em ver os seus filhos estudando em um prédio escolar, saindo do sufoco de uma escola improvisada em uma casa. Que esse espaço educacional, seja de fato um local de transmissão e troca de saberes, de valores morais, éticos e religiosos, para que assim possam enaltecer e seguir os exemplos da pessoa que era o Senhor Pedro Cavalcante da Silva. Popularmente seu Petro. Homem digno de respeito, carater e moral."

Redação do Blog de Assis Ramalho
Fotos: Assis Ramalho

Nenhum comentário:

Postar um comentário