terça-feira, julho 28, 2015

Paulo Afonso completa 57 anos nesta terça-feira; veja acervo de várias fotos e vídeos

Paulo Afonso (Avenida Getúlio Vargas), nos anos de 1960. Ao fundo, no alto da foto , o Hangar da Chesf onde hoje é o Centro de Cultura Professora Lindinalva Cabral dos Santos, no início da Avenida Apolônio Sales.
Avenida Getúlio Vargas nos tempos de hoje

Nesta terça-feira, 28 de Julho/2015, a cidade de Paulo Afonso-BA completa 57 anos de emancipação política.  Paulo Afonso é um município brasileiro do estado da Bahia. Foi emancipado em 28 de julho de 1958 do município de Glória. Sua área é de 1.574 km² e sua população é de 118 323, de acordo com estimativas doInstituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) em 2014. Sua densidade demográfica é de 74,57 h/km².

O Blog de Assis Ramalho reproduz um acervo de várias imagens (fotos e vídeos) atuais e históricas do início da construção de Paulo Afonso. Os créditos das imagens são do google, you tube, João de Souza Lima e do professor, escritor e historiador, Antônio Galdino, postado no Blog de Ozildo Alves nesta terça-feira (28).


No início, era assim... 

Guarita principal da Chesf no início dos anos de 1950. O lugar ainda se chamava FORQUILHA. (foto: Acerco Chesf - Memorial P. Afonso).
Acampamento da Chesf em 11/09/1953.
Cachoeira de Paulo Afonso em 26/02/1949. Nessa época só havia Angiquinho, construída em 1913 (que fica à direita desta foto). Acervo de João S. Lima.
Cadeia de Pedra onde hoje é o prédio da Papelaria Jatobá (em frente do San Marino Hotel, na Av. Getúlio Vargas).
Gilberto Leal e o seu carro da VOZ DO POVO.
O monumento e o lado do Touro e a Sucuri. Ao fundo, o fundo da Igreja de Francisco.
Montagem do monumento do trabalhador, na Avenida Getúlio Vargas, na década de 1960. O projeto desse monumento foi do vereador, que também era piloto da Chesf, Carlos Alberto Alves, que atuou na Câmara de Paulo Afonso de 1963 a 1970.
Casa Pesqueira do Sr. Alonso Maciel Ferreira, que chegou a ter uma rede de 8 Supermercados Pesqueira. Esta Casa Pesqueira estava na esquina da Rua Amâncio Pereira e 31 de Março e é hoje uma das lojas do Supermercado Bom Preço.
O bondinho de madeira transportava engenheiros, encarregados e operários por cima do leito do rio para os canteiros de obras. Foto de 20/11/1950.
Ginásio Paulo Afonso(GPA), depois Colégio Paulo Afonso (COLEPA) e hoje IFBA.
Rua da Frente na Vila Poti. O primeiro posto de gasolina, junto a onde hoje é o Bradesco, em frente à Praça das Mangueiras. Diz assim Euclides Batista em seu livro: Paulo Afonso - Nós fizemos essa história "No atual número 54 da Av. Getúlio Vargas, (antiga Rua da Frente), em frente à guarita principal e à Sala dos Visitantes (hoje Secretaria de Turismo) existiu o primeiro posto de gasolina da Vila Poty, de propriedade de José Alves".
O Hospital da Chesf em Paulo Afonso era assim no começo das obras.
Desfile do Ginásio Paulo Afonso no dia 7 de Setembro na Rua do Gangorra, na Chesf, em frente ao Banco da Bahia. Á frente o pelotão da Bandeirantes. À esquerda da primeira fila desse pelotão que conduz a bandeira do Brasil, a professora Lindinalva Cabral dos Santos.
Aula na improvisada ainda Escola Alves de Souza em 28 de junho de 1949. A professora é Ezilda Carvalho, esposa de Aprígio, segundo relato do ex-diretor da Chesf, pioneiro desde a construção da Usina Piloto, em seu livro PAULO AFONSO - Luz e Força Movendo o Nordeste, publicado em 1998. (pág..262).
Casas de taipa da Forquilha, depois Vila Poti, em 16/02/1951.
Um visão panorâmica de parte do Acampamento da Chesf. Foto tirada do morro onde está Igreja de São Francisco. Nela vê-se: à esquerda da foto: Banco da Bahia, Mercado Público e casas da Rua do Gancorra. À esquerda: Campo de Futebol, hoje Estádio Álvaro de Carvalho, Clube Operário de Paulo Afonso (COPA), casas da Rua do Gangorra e bem no fundo, a Casa de Hóspedes.
Banco da Bahia ainda sendo concluído. À sua esquerda, a Igreja de São Francisco. À direita, era o mercado público (depois Escola Parque, da Chesf e hoje UNEB) e a feira livre. Em 21/11/1950. Hoje, são residências.
Casa de Hóspedes em foto de 1952. Ainda está lá, no final da Rua do Gancorra.
A feira livre, ao lado do mercado público. Ao fundo, a Igreja de São Francisco. 27/03/1952.
Povoado Forquilha, depois chamado de Vila Poti, separado do Acampamento da Chesf por uma cerca de arame farpado, substituída depois por um grane muro de pedras.
Trabalho de fechamento/desvio do rio São Francisco. 25/07/1954, há 61 anos.
Construção da Igreja de São Francisco - 1950.
Prefeito Otaviano Leandro de Morais, primeiro prefeito de Paulo Afonso e os estudantes da primeira escola municipal, construída no Povoado Juá.
O prefeito Otaviano Leandro de Morais, em pé na porta do meio, era o proprietário do Armazém Sertânia, localizado na "Rua da Frente", atual Avenida Getúlio Vargas em Paulo Afonso-BA.
A partir da esquerda, os vereadores Manoel Pereira Neto, Otaviano Leandro de Morais e João Francisco de Brito (pai de J.Matos, diretor da Rádio Bahia Nordeste)
Paulo Afonso (Avenida Getúlio Vargas), nos anos de 1960. Ao fundo, no alto da foto , o Hangar da Chesf onde hoje é o Centro de Cultura Professora Lindinalva Cabral dos Santos, no início da Avenida Apolônio Sales.
As primeiras casas no início da Rua da Frente.
Outras casas na mesma rua, ainda em construção.
Presidente João Café Filho (de terno preto) inaugura a Usina Paulo Afonso, a primeira da Chesf em 15 de Janeiro de 1955.
 Imagens marcantes do pacote de embalagem dos supermercados Pesqueira, do saudoso Alonso Maciel; do escudo do Colepa (Colégio Paulo Afonso); do antigo Cinema Coliseu e do 'Papafila' (transporte estudantil da época)
Especial Paulo Afonso - 57 anos
Veja o nosso Hino Oficial (Composição de Oscar Silva) com fotos antigas e atuais das belezas de Paulo Afonso

Vídeo com fotos de Paulo Afonso
Paulo Afonso hoje, 57 anos!


Vista aérea de Paulo Afonso
foto 
Praça das Mangueiras
Balneário Prainha
Ponte Metálica (Divisa da BA com AL):
foto
Avenida Getúlio Vargas, no final a Catedral de Fátima e o "Paredão da PA IV"
foto
Igreja de São Francisco (Chesf)
foto
Paulo Afonso, ilhada pelo 'Velho Chico'



Fonte:  Blog de Ozildo Alves

Nenhum comentário:

Postar um comentário