sábado, julho 04, 2015

Em 2014 cada brasileiro ingeriu sete litros de agrotóxicos, em média, diz pesquisa


O brasileiro consome mais agrotóxicos a cada ano. De acordo com o dossiê anual da Associação Brasileira de Saúde Coletiva (Abrasco) no ano passado cada habitante ingeriu sete litros, em média - dois litros a mais que em 2013. Segundo especialistas, os produtores rurais se aproveitam da fiscalização insuficiente e utilizam o produto de forma exagerada.

A pedido do Diario, o laboratório de agrotóxicos e contaminantes Instituto de Tecnologia de Pernambuco (Itep) analisou duas amostras do alimento mais contaminado em 2014 de acordo com as pesquisas da Anvisa, o pimentão.

Dez pimentões foram coletados em uma barraca na feira livre do bairro do Cordeiro, e outros 10 em uma loja especializada de frutas e verduras. Ambos apresentaram graves violações nos tipos de substâncias presentes.

Nos pimentões da feira livre, foram encontrados quatro agrotóxicos proibidos pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). Nos da loja, sete. As análises revelaram substâncias que podem males como dor de cabeça, convulsões, doenças de pele, problemas no fígado, infertilidade, malformações fetais e câncer.

Fonte: Diário de Pernambuco

Nenhum comentário:

Postar um comentário