sexta-feira, julho 03, 2015

Cooperativas de Pernambuco celebram o Dia de Cooperar neste sábado (04)

Voluntários beneficiarão moradores de 15 cidades com ações sociais, entre elas Jatobá e Petrolina

As cooperativas de Pernambuco estão mobilizadas em um dos maiores movimentos de incentivo ao voluntariado no país. Os cooperados vão oferecer aos moradores de 15 municípios pernambucanos serviços de saúde, oficinas educativas, salão de beleza gratuito e gincanas infantis. As ações fazem parte da campanha “Dia de Cooperar”, também chamado “Dia C”, uma mobilização de incentivo ao voluntariado que atualmente conta com a adesão de mais de mil cooperativas em todo o país.

Este ano, a cidade de Garanhuns, a 241 km de Recife, servirá de palco da celebração que marca o encerramento da campanha em 2015. Os moradores vão ser presenteados com uma grande festa no dia 4 de julho em comemoração ao Dia Internacional do Cooperativismo. O local escolhido para a realização do evento foi o Centro de Atenção Integral à Criança e ao Adolescente (CAIC). Serão 21 salas, uma quadra coberta e um campo de futebol ao ar livre para realização das atividades. Para a vice-gestora do CAIC, Vanessa Vila Nova, o evento vai ter um impacto positivo no município. "Nós nos sentimos gratificados em receber o evento porque a comunidade é necessitada de todo tipo de atendimento", declara.

Outras 14 cidades de Pernambuco também participam da campanha do Dia C: Recife, Camaragibe, Santa Maria da Boa Vista, Ipojuca, Nazaré da Mata, Caruaru, Barreiros, Paulista, Jaboatão, Petrolina, Jatobá, Floresta, Afogados da Ingazeira e Santa Cruz do Capibaribe. Nessas cidades, o Dia C tem promovido diversas ações de volutariado em benefício da comunidade local. Algumas já foram iniciadas desde o dia 27 de abril, data do lançamento da campanha no estado, outras estão programadas para acontecer até a celebração final do dia 04 de julho. As atividades têm sido realizadas em diferentes datas e formatos incluindo aulas de dança, conscientização sobre a preservação do meio ambiente, emissão de documentos, atendimento médico, arrecadação de donativos a instituições de caridade, visitas a asilos e assistência técnica para pequenos agricultores.

O presidente do Sistema OCB/PE*, Malaquias Ancelmo de Oliveira, ressaltou os impactos positivos da realização do Dia C em diversos municípios pernambucanos, que provocam uma verdadeira transformação social. "O voluntariado vai além do assistencialismo. Nós defendemos que é possível contribuir também com a nossa força de vontade, com a sabedoria e com o carinho pelo mais próximo. Ser voluntário é celebrar a fraternidade entre as pessoas. O Dia C é um momento em que convidamos todos a resgatar esses valores e incentivar as pessoas a cooperar umas com as os outras, buscando uma sociedade mais igualitária", afirma.

Por dentro do "Dia C"
O Dia de Cooperar (Dia C) é um movimento de voluntariado desenvolvido pelo Sistema da Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB**) que conta com a participação efetiva das cooperativas como idealizadoras e mantenedoras dos projetos. O objetivo é promover e estimular a integração das ações voluntárias, de norte a sul do País de forma permanente. Uma vez por ano, as cooperativas realizam uma grande celebração do Dia C de forma simultânea em todo o Brasil. Este ano a data escolhida foi o primeiro sábado de julho (4/7), quando se comemora o Dia Internacional do Cooperativismo, que em 2015 tem o tema "Escolha cooperativismo, escolha equidade”.
O objetivo é chamar a atenção para o aumento das desigualdades sociais e adotar ações para reverter esse quadro. O Dia C busca concretizar um dos mais importantes valores cooperativistas: interesse pela comunidade. Em 2014, o Dia C beneficiou quase um milhão de pessoas, contou com cerca de 900 cooperativas totalizando 65 mil voluntários em todo o País. Em 2015, já são 1.139 cooperativas participantes do Dia de Cooperar com 1.482 ações voluntárias. Cooperativas interessadas em participar desse grande movimento nacional podem buscar informações no site: diac.brasilcooperativo.coop.br e com a unidade do Sescoop*** em seu estado.

Sistema OCB/PE - Formado pelo Sindicato e Organização das Cooperativas Brasileiras em Pernambuco e pelo Sescoop-PE.

*Sistema OCB – Composto pela Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB), Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo (Sescoop) e Confederação Nacional das Cooperativas (CNCoop).
*** Sescoop - Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo.

Serviço:
Dia de Cooperar em Garanhuns:
Local: CAIC de Garanhuns
Endereço: R. Ebenezer Furtado Gueiroz, S/N - Nova Heliopolis, Garanhuns - PE,
Telefone: (87) 3762-7065
Data: 4 de julho
Horário: 8h às 16h

Ascom OCB/PE

Nenhum comentário:

Postar um comentário