quarta-feira, maio 27, 2015

Waldemar Borges destaca talento de alunas da ETE Cícero Dias

Foto: Wagner Ramos/SEI

O deputado Waldemar Borges fez questão de participar de uma agenda do governador Paulo Câmara na tarde dessa terça-feira (26.05). Elerecebeu as finalistas da competição internacional de TI Technovation Challenge 2015. O talento e a criatividade das cinco jovens da Escola Estadual Cícero Dias já tinham sido destacados pelo líder do Governo, na Reunião Plenária da Assembleia Legislativa da última quarta-feira (20.05). As alunas Gabrielle Lopes, Jacqueline Alves, Jaqueline Rodrigues, Leonor Vitória e Sâmara Beatriz criaram o aplicativo The Last Drop (A última gota, em tradução livre), que tem como objetivo conscientizar as novas gerações para serem mais atuantes nas questões socioambientais. O jogo se constitui em uma personagem que combate o desperdício de água.

Por conta disso, as estudantes foram classificadas para a final mundial da Technovation Challenge 2015, um programa da ONG americana Fundação Irisdecent, que incentiva as alunas a seguirem carreira em áreas relacionadas à tecnologia. É um concurso de tecnologia empreendedora exclusivo para meninas. Mais de 3000 garotas, de 28 países, inscreveram projetos para participar do evento. A equipe da ETE Cícero Dias representará o Brasil na final mundial, e será o único grupo da América Latina, concorrendo com grupos de outros países, como Nigéria, Índia e Estados Unidos.

A equipe vencedora ganhará U$ 10.000 para financiar seu projeto e poderá competir em cenário global. A final mundial da competição acontecerá em São Francisco – Califórnia/EUA, no próximo mês, quando as mesmas farão parte de uma série de eventos e apresentarão seu projeto para centenas de investidores e profissionais. “Nesses tempos fartos de notícias preocupantes, quando a gente abre o jornal e lê a atividade industrial e comercial caindo, o desemprego aumentando, a balança comercial desequilibrada, quero trazer aqui uma notícia que me parece merecedora de destaque e que nos dá uma alegria nesses tempos de muita dificuldade e muita dureza para o povo brasileiro e, como não poderia deixar de ser, para o pernambucano”, ressaltou o líder do Governo.

“Essas garotas nos dão esse orgulho e essa alegria nesses tempos de tantas notícias preocupantes e nos revelam o retorno que temos quando se investe em educação. Pernambuco também tem a oportunidade de estar se mostrando ao mundo através de experiências bem sucedidas como essa. Quero deixar as nossas felicitações e o nosso reconhecimento aos que fazem a escola Cícero Dias, à Secretaria de Educação, que investe e dá essa oportunidade as alunas, e, sobretudo, ao talento dessas jovens que elevam o nome do nosso estado”, concluiu Borges.

Assessoria de Imprensa do Deputado Waldemar Borges

Nenhum comentário:

Postar um comentário