quinta-feira, abril 16, 2015

Prefeito de Jatobá, Robson Leandro busca apoio em Brasília para implantação de complexo de beneficiamento de tilápia

Prefeito da "Capital Pernambucana da Tilápia", Robson Leandro reuniu-se em Brasília com o senador Fernando Bezerra Coelho e ministro da Pesca e Aquicultura

Cerca de 500 famílias de produtores pernambucanos de tilápia nos municípios de Jatobá, Petrolândia, Belém do São Francisco, Floresta e Itacuruba deverão contar com um Complexo de Beneficiamento do pescado, a partir do próximo ano. Esta é a expectativa do senador Fernando Bezerra Coelho (PSB) que, nesta quarta-feira (15), acompanhado do secretário de Agricultura do Estado de Pernambuco, Nilton Mota, e do Prefeito de Jatobá, Robson Leandro, esteve no Ministério da Pesca e Aquicultura (MPA) em Brasília (DF) para apresentar o projeto ao ministro Hélder Barbalho.

"Esta é uma oportunidade para ajudarmos a materializar o sonho antigo dessas famílias, que também é uma prioridade para Pernambuco: implementar este importante arranjo produtivo da tilápia no estado", ressaltou o senador. O projeto, segundo o secretário Nilton Mota, contempla um centro de beneficiamento da tilápia, um curtume (para o aproveitamento do couro do pescado) e fábricas de gelo e ração.

A estimativa é que mais de mil toneladas de tilápia sejam beneficiadas no Complexo. Conforme destacou o prefeito Robson Leandro, um dos principais objetivos do projeto é agregar valor ao pescado. "O preço do quilo da tilápia passará de R$ 5,80 (peixe fresco) para R$ 22,00, que é o atual valor do quilo de filé do pescado, para o produtor", ilustrou o prefeito.

Também participou da reunião o secretário de Ordenamento e Planejamento da Aquicultura do MPA, Felipe Matias. O ministro Hélder Barbalho afirmou que "o ministério apoiará a iniciativa por ser um projeto prioritário para Pernambuco".

ASCOM/PMJ

Nenhum comentário:

Postar um comentário