quinta-feira, abril 16, 2015

Comitê de Águas de Petrolândia debate situação de crise hídrica e da assistência da Codevasf aos Perímetros Irrigados


Às 9 horas da manhã desta quinta-feira, 16 de abril, na Sala de Reuniões da Prefeitura Municipal, foi realizada Reunião do Comitê de Águas de Petrolândia. Na pauta, constavam debates sobre proposta de Nota de Alerta (STR, IPA, Prefeitura), apresentação de proposta para sistema de irrigação mais econômico e eficiente (Codevasf) e apresentação de plano emergencial das captações (Codevasf). O resultado da discussão dos pontos é a seguinte:

1) Aprovação de Nota de Alerta sobre a Situação do Lago de Itaparica e do Rio São Francisco para divulgação geral.
2) Sobre economia de água e eficiência na irrigação, o tema foi desdobrado em 2.1- A Codevasf vai redigir Nota Técnica com justificativas para mudanças no turno de irrigação; 2.2- Reuniões serão realizadas pelo Comitê nos Perímetros Apolônio Sales, Icó Mandantes e Barreiras (Bloco I) para discutir sobre a necessidade de tornar a irrigação mais eficiente; 2.3- No dia 06/05 haverá reunião com os Banco do Nordeste e Banco do Brasil sobre a flexibilizacao do crédito para investimento na modernizacao dos sistemas de irrigação; 2.4- Dia 06/05 reunião com o Sebrae para discutir o apoio na gestão eficiente da água na fruticultura irrigada.
3) A Codevasf confirmou a realização de pagamento da fatura de energia do mês de janeiro/15 à Celpe, e adiantou que novo acordo do Ministério da Integração Nacional garante não haverão novos cortes.
4) Quanto ao contrato de O & M (operação e manutenção) da Codevasf com a Plena Assessoria e Serviços, a situação permanece indefinida.
5) Foi agendada reunião com lideranças dos piscicultores e irrigantes particulares para o dia 28/04, às 9 hs, para discutir a situação hídrica com esses setores também, já que enfrentaram dificuldades e necessitam de apoio.
6) O Comitê definiu solicitar informacoes detalhadas sobre o plano emergencial da Codevasf para os perímetros irrigados de Petrolândia.

Participaram da reunião repesentantes da Codevasf, Prefeitura, IPA, Associações e técnicos. Participação também do Conselho Municipal de Desenvolvimento.

Situação atual da Plena - Informações chegadas ao Blog de Assis Ramalho dão conta que os funcionários oficialmente foram orientados a levarem hoje (16) suas Carteiras de Trabalho para cumprir o aviso prévio indenizado, ou seja, as atividades seriam suspensas imediatamente. Entretanto, os funcionários, a Codevasf e o prefeito de Petrolândia, Lourival Simões, pediram ao proprietário da Plena, Dr. Elias Teixeira Pires, que o aviso fosse cumprido em dias trabalhados. Assim ganham-se mais 30 dias para tentar resolver o problema de inadimplência da Codevasf para com a empresa terceirizada.

Após reunião realizada no Projeto Icó-Mandantes, foi resolvido que a Plena vai tentar pagar o sálario de seus colaboradores referentes a este mês e no dia 1º de maio dar aviso prévio a todos os funcionários.
Assessoria do Comitê Comitê de Águas de Petrolândia

Nenhum comentário:

Postar um comentário