sexta-feira, janeiro 23, 2015

Vídeo mostra briga e morte de homem que invadiu prefeitura no ES

PM disse que técnico de informática queria matar Rodney Miranda. Prefeito afirmou que atitude de vigilante aconteceu em legítima defesa.

Diego Biasutti foi morto dentro da Prefeitura de Vila Velha (Foto: Reprodução/ Facebook)

Imagens de videomonitoramento mostram o momento em que um jovem de 28 anos invadiu a Prefeitura de Vila Velha, nesta sexta-feira (23) e foi morto com um tiro na cabeça. Diego Biasutti passou pela catraca de entrada com chutes, entrou em luta corporal com um vigilante, que tentou impedir sua entrada. Em seguida, o segurança disparou um tiro para cima, mas, como não conseguiu conter o jovem, atirou no rapaz, que não resistiu. O prefeito Rodney Miranda não estava no local no momento da invasão e defendeu a atitude do vigilante.

O secretário de estado de Segurança Pública, André Garcia, falou que um inquérito policial foi instaurado, mas ressaltou que a vítima já possuía duas passagens na polícia por tráfico dCom uma Bíblia na mão e desarmado, o jovem foi morto ao invadir a sede da prefeitura, por volta de 7h30 desta sexta, dizendo que queria matar o prefeito Rodney Miranda. A Polícia Militar informou que o técnico de informática Diego Biasutti entrou desnorteado na prefeitura, cuspiu no rosto do vigilante que fica na entrada do prédio, passou pela roleta e subiu uma rampa até o último andar, onde fica o gabinete do prefeito. Lá, ele entrou em luta corporal com um segurança e foi morto com um tiro. O corpo ficou caído a 15 metros do gabinete do prefeito.

De acordo com o prefeito Rodney Miranda, o vigilante fez tudo o que podia para tentar impedir a entrada do jovem no prédio e acredita que não agiu de forma proposital. "Ele entrou com agressividade. Chegou falando que queria acertas as contas comigo. O vigilante tentou impedi-lo de entrar, mas ele veio até a porta do gabinete. Eles entraram em luta corporal e o jovem tentou tomar a arma do segurança, que atirou para cima na primeira vez, mas o segundo tiro acabou sendo fatal. Para mim, está fatalmente caracterizado como legítima defesa", relatou.

O vídeo mostra o momento em que o jovem chuta a catraca para entrar no prédio da prefeitura e o vigilante vai atrás para tentar impedir. Ele conversa com o jovem para tentar convencê-lo a deixar o local, mas Diego segue em direção ao gabinete do prefeito. Ao chegar ao terceiro andar do prédio, o rapaz começa a agredir o vigilante com chutes e socos. O segurança, então, efetua um disparo para cima, mas o jovem continua com a agressão e tenta tomar a arma do profissional. Em seguida, o vigilante vira o revólver a atinge a cabeça do rapaz, que não resiste.

O secretário de Segurança Pública destacou que Diego já tinha duas passagens pela polícia por tráfico de drogas. Segundo ele, um inquérito vai ser instaurado para avaliar as condições da vítima no momento da invasão à prefeitura. "O inquérito vai dizer se houve surto psicótico, se houve uso de drogas", destacou André Garcia.

Família e testemunhas
Familiares de Diego estiveram em frente à prefeitura e se desesperaram ao saber que o rapaz tinha morrido. “Ele estava muito transtornado, muito nervoso”, se limitou em dizer a irmã, Taís Biasutti.

Um dos irmãos de Diego disse que ele saiu de casa, no bairro Residencial Coqueiral, por volta de 6h30, e foi visto pelas ruas de sunga, com uma bíblia nas mãos e muito nervoso. Parentes o procuraram, mas não conseguiram localizá-lo. Momentos depois, ele passou na casa da mãe, vestiu roupa e saiu novamente.

Diego usava drogas, segundo a família. O cunhado disse que, recentemente, ele entrou em uma academia e começou a fazer uso de anabolizantes.

O universitário Vinícius Oliveira mora atrás do prédio onde aconteceu o caso. Ele disse que acordou com o barulhos dos disparos. “Estava dormindo e acordei com dois barulhos seguidos e abafados. Aí eu pensei, isso é barulho de tiro. Logo em seguida, ouvi uma mulher gritando. Da janela do meu quarto, vi um vigilante saindo do terceiro andar correndo ao térreo com a arma na mão. Ele estava com o semblante de assustado. Nisso, ele chamou uma vigilante que estava na portaria lateral da prefeitura. Ela veio correndo e os dois voltaram pra dentro da prefeitura. Ao mesmo tempo, no térreo, ficaram as moças da limpeza em grupo. Logo depois foram chegando os policiais”, relatou Oliveira.

A sede da prefeitura fica na avenida Santa Leopoldina, em Coqueiral de Itaparica. Um trecho da via foi interditada. Policiais Militares e agentes da Guarda Municipal cercaram o prédio após os tiros.

Redes sociais
Na tarde de quarta-feira (21), o técnico de informática Diego Biasutti compartilhou em uma rede social uma imagem sobre o que pensava sobre os políticos. No 'post', ele disse que 'se é pra mudar o mundo tamo junto!' (Sic). A mensagem também fala sobre 'nojo da classe política'.

Por Victoria Varejão/Do G1 ES

Nenhum comentário:

Postar um comentário