segunda-feira, janeiro 26, 2015

SENAI Petrolina certifica primeira turma de Informática para deficientes visuais


A cerimônia de formatura aconteceu na última quinta-feira (22), no Auditório da Escola Técnica SENAI Petrolina, com a presença do diretor da Unidade, Flávio Luiz Guimarães, da secretária acadêmica, Adriana Araújo do Bomfim, docentes e alunos dos cursos Técnicos. Para prestigiar os 17 formandos, compareceram representantes da Prefeitura da cidade, entre eles a secretária de cidadania do município, Célia Regina de Carvalho, e a secretária de acessibilidade, Rose Andrade.

Flávio destacou a sua emoção de poder participar deste momento histórico para o SENAI Petrolina: "esta foi a primeira turma do SENAI Pernambuco voltada especificamente para deficientes visuais, sendo possível perceber junto aos alunos os grandes resultados do ponto de vista de aprendizado e motivação".

O curso foi inteiramente gratuito e teve 160 horas de carga horária, sendo concluído em 30 dias. Todo o material didático foi desenvolvido pelo SENAI. As apostilas foram impressas em braile e ampliadas pela Biblioteca Pública do Recife. Todos os softwares foram cedidos pelo Departamento Nacional da instituição, assim como os fones de ouvido para os alunos, segundo a psicopedagoga Jaqueline Montalvão.

Durante as aulas, o instrutor Milton Perez de Souza, que veio de Brasília para ministrar o curso, abordou aspectos de três softwares leitores de tela, o Virtual Vision, o NVDA e o Digita Vox. Foi dada mais ênfase ao NVDA, pois é um programa livre, gratuito, e facilmente acessível. O professor também ensinou seus pupilos a operar uma impressora braile, com o auxílio da monitora Candice Ferraz.

A turma é formada por pessoas de Juazeiro (BA), Petrolina (PE) e regiões próximas. Isso denota a dimensão que o projeto sugerido pela Associação dos Deficientes Visuais alcançou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário