sexta-feira, janeiro 30, 2015

Petrolândia realiza campanha de alerta sobre a hanseníase


Profissionais de saúde estiveram empenhados na distribuição de panfletos informativos sobre a doença

A Secretaria de Saúde do município de Petrolândia, no Sertão pernambucano, realizou na manhã desta sexta-feira (30) uma mobilização no centro da cidade para alertar a população sobre a hanseníase.

A caminhada teve início às 8 horas, com concentração no Terminal Rodoviário, na Orla Fluvial. De lá, agentes comunitários de saúde seguiram acompanhando um carro de som, sob o comando do lucutor Ururay Barros em direção ao Mercado Público, onde ocorria a feira livre.

No interior do Mercado Público, profissionais de saúde estiveram empenhados na distribuição de panfletos informativos sobre a doença, bem como tirando dúvidas da população com orientações sobre cuidados, sintomas e prevenção.

A hanseníase é uma das doenças mais antigas na história da medicina. É causada pelo bacilo de Hansen, o Mycobacterium leprae: um parasita que ataca a pele e nervos periféricos, mas pode afetar outros órgãos como o fígado, os testículos e os olhos. Manifesta-se no aparecimento de manchas dormentes, de cor avermelhada ou esbranquiçada, em qualquer região do corpo, além disso, falta de sensibilidade nessas regiões.

O diagnóstico consiste, principalmente, na avaliação clínica. Esta doença é capaz de contaminar outras pessoas pelas vias respiratórias, caso o portador não esteja sendo tratado. O tratamento e distribuição de remédios são gratuitos nos postos de saúde.

Mais informações a respeito da Hanseníase e de outras doenças podem ser conseguidas na própria Secretaria e nos PSFs  distribuídos em todo o Município de Petrolândia.

Ver mais fotos>Mobilização de alerta sobre hanseníase

Redação do Blog de Assis Ramalho
Fotos: Assis Ramalho


Nenhum comentário:

Postar um comentário