sábado, dezembro 20, 2014

Um ano sem o “Rei do Brega” Reginaldo Rossi


Centenas de casos de amor foram cantados pelo Rei do Brega e a obra de Reginaldo Rossi se fez inesquecível para o ritmo no Brasil.

Hoje completa um ano de morte de Reginaldo Rodrigues dos Santos. O músico pernambucano faleceu no dia 20 de dezembro, vítima de um câncer de pulmão. Ele iniciou a carreira artística imitando Roberto Carlos e teve influências de Elvis Presley e dos Beatles.

Anos depois, o artista ganhou o título de “Rei do Brega” graças a músicas como “Garçom”, que falam de amor e traições. Compositor de linguagem popular, ele também é autor de sucessos como "A raposa e as uvas", "Leviana" e "Recife minha cidade". Ele dizia que foi o primeiro na cidade a usar calça sem pregas. "Passava na rua e os caras gritavam: 'Wanderléa! Olha a Wanderléa!' E depois todo mundo usava", contou certa vez.

Reginaldo Rossi nasceu em 14/2/1944 Recife, PE. Cantor. Compositor. Estudou Engenharia Civil por quatro anos e chegou a dar aulas de matemática. Começou a se interessar por música em 1964, ouvindo os Beatles e intérpretes da Jovem Guarda.


Iniciou a carreira em 1964, imitando Roberto Carlos em apresentações em bares e clubes de Recife. Na época, era acompanhado pelo conjunto The Silver Jets. Em 1966 lançou selo Chantecler seu primeiro LP, "O pão", música título composta em parceria com Namir Cury e Orácio Faustino. No ano seguinte lançou o LP "Festa dos pães", música título feita em parceria com Waldemar Pimentel, além de outras de sua autoria como "Maior que Deus" e "Mexerico dos quadrados". Lançou o disco seguinte somente em 1970, já pela CBS, onde estreou com o LP "À procura de você", música de Geraldo Nunes e Clayton. Por essa época, afastou-se do gênero rock e passou a apresentar um repertório dentro do chamado brega-romântico, do qual se tornou um ícone. Lançou ainda mais quatro LPs pela CBS. Em 1976, passou a gravar pelo selo Beverly. No ano seguinte lançou o disco "Chega de promessas", novamente pela CBS. Ficou sem gravar até 1980, quando foi contratado pela EMI, e gravou o LP "A volta", com inúmeras composições de sua autoria, entre as quais, "Volta", com Dom Pixote, "Uma tentação", com Baby Santiago e "A idade do lobo". Seguindo-se nove discos ao longo da década, nos quais gravou, entre outras, "Sua ausência", de Eduardo Araújo, "A volta", de Roberto Carlos e Erasmo Carlos. Por essa época era um fenômeno de vendas no Norte e Nordeste, mas continuava esquecido no eixo Rio-São Paulo. Em 1987 lançou um de seus maiores sucessos, "Garçon", de sua autoria e que estouraria no sul do país como grande sucesso no final da década de 1990. Em 1989 lançou o LP "Momentos de amor", com músicas como "Saí da tua vida", de Chico Roque e Carlos Colla, "Me tira da solidão", de Chico Roque, Telma e Carlos Colla e "Momentos de amor", de sua autoria. Na primeira metade dos anos 1990, lançou apenas um disco, pela modesta gravadora Celim. Em 1998 lançou pela Polydisc o CD "Reginaldo Rossi ao vivo", com seus grandes sucessos, entre os quais, "A raposa e as uvas", de sua autoria e "Mon amour, meu bem, ma femme", de Cleide. Em 1999, o CD "Reginaldo Rossi the king", contou com a participação de convidados como Wanderléia, em "Prova de fogo", de Erasmo Carlos, Golden Boys, em "Fumacê", de Solange Corrêa e Rossini Pinto, Roberta Miranda, em "Vá com Deus", de autoria da própria cantora e do grupo de rock Planet Hemp, em "Negro gato", Getúlio Cortes. O disco vendeu 1 milhão de cópias. Em entrevista à revista "Veja", afirmou que se orgulha de ser rotulado de brega, falava de si em terceira pessoa e se comparava a Mozart. Entre seus maiores sucessos estão "O pão", "Mon amour, meu bem, ma femme", "A raposa e as uvas" e "Garçom", esta última a mais pedida em seus shows. Aceitou e ostenta o título de "Rei" da música brega. Em 2001 lançou novo CD ao vivo interpretando, entre outras, "O dia do corno", de sua autoria, "Será que foi saudade?", de Zezé di Camargo e "Em plena lua de mel", de Calyton e Cleide.
Em 2000, teve a sua música "Garçom", gravada por Roberta Miranda, no álbum ao vivo "A Majestade, o Sabiá", lançado pela Universal Music. Em 2007, teve as músicas "Mon amour", "Garçon" e "Dia do corno" gravadas pelo cantor Luano do Recife no Cd "Luano do Recife - Simplesmente brega - Volume 3". Ao longo da carreira recebeu 14 discos de ouro, dois de platina, um de platina duplo e um de diamante. Teve diversas de suas composições gravadas por diferentes cantores e grupos, entre os quais, o Mastruz com Leite, que gravou um CD com suas composições em ritmo de forró.

Fonte: O Povo Online/O Nordeste.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário