quinta-feira, dezembro 18, 2014

Petrolândia: Humildade e bom humor são os segredos do sucesso de 'Seu Antônio das verduras'

  

O Blog de Assis Ramalho dá sequência à série de matérias em que mostramos a coragem e a dedicação de trabalhadores que nunca desistem de seus sonhos. São pessoas humildes, que ganham suas vidas honestamente, trabalhando com muita dedicação e vencendo muitos obstáculos.

Nesta quinta-feira, 18 de dezembro de 2014, mostramos o trabalho de Antônio Cerqueira Barbosa, de 54 anos, que ganha a vida vendendo frutas e verduras pelas ruas da cidade de Petrolândia, montado em sua inseparável bicicleta apelidada por ele, de 'motorzinho da Honda'.

Seu Antônio da verdura, como é mais conhecido, diz ser natural da cidade baiana de Monte Santos, e que chegou em Petrolândia há 20 anos atras, vindo através de influencia de um amigo que por aqui chegou primeiro. 

''Eu cheguei em Petrolândia por influência de um amigo meu, lá de Monte Santos, que veio para trabalhar na barragem (de Itaparica) há muitos anos atras, e que ainda hoje mora aqui em Petrolândia. Sempre quando ele ia lá (em Monte Santos), ele falava bem daqui, dizia que Petrolândia era uma cidade rica, que tinha um rio (São Francisco), e de tanto ele falar coisas boas daqui, um dia eu resolvi vir conhecer a cidade. Vim, gostei e até hoje eu estou aqui''

Estabilizado, diz não pretender jamais deixar Petrolândia, e voltar para a sua cidade natal.

''Durante esses tempo em que eu estou aqui, através de muito trabalho e muito esforço eu consegui a minha casinha, e também possuo 6 equitares de terra onde eu planto a minha rocinha. Portanto, não pretendo jamais sair dessa cidade, por que é aqui onde eu moro com a minha família, e apesar das dificuldades, eu posso dizer que sou feliz, Voltar a minha terra, só para passear''.

Com a sua famosa bicicleta, chamada carinhosamente por ele de 'motorzinho da Honda', diariamente  seu Antônio é figura notável nas ruas e avenidas da cidade de Petrolândia, onde através do seu bom humor e competência em divulgar os seus produtos, conquistou a clientela.

'' A gente tem que ter as manhas para negociar, e conquistar os clientes. Normalmente eu passo nas ruas anunciando os meus produtos ''olha a cebola! olha a tomate! olha o coentro!, e as pessoas se ligam e acabam me parando para comprar''.

Seu Antônio diz que gosta do que faz, e que não trocaria sua profissão por outra qualquer.

'' Eu gosto do meu trabalho, e eu não troco ele por outro. Eu ganho pouco mas dá para eu sustentar a minha família, e isso é o que importa. Eu vejo muita gente que é rico, e só pensa em ser mais rico ainda e se quer, pensa nas pessoas mais pobres '' Finalizou seu Antônio, acrescentando que apesar das poucas condições financeiras, ainda consegue ajudar pessoas carentes.

A gente encerra essa reportagem com a frase célebre do poeta Indiano Rabindranath Tagore;  ''Quanto maiores somos em humildade, tanto mais próximos estamos da grandeza''.

O Blog de Assis Ramalho vai continuar postando esta série de matérias. Se você é um desses trabalhadores em pequenos negócios, tocados com muita dedicação, ou conhece alguém, favor entrar em contato com o Blog de Assis Ramalho. E-mail: contato@assisramalho.com.br
WhatsApp (87) 9955-1186 e (87) 9628-5351.
Celular: 87-9955-1186.
As reportagens são gratuitas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário