segunda-feira, dezembro 29, 2014

Paulo Afonso (BA) 2ª encontro para confraternização de ex-atletas é realizado no Clube do ''Baba da Amizade''

Falecidos em 2014, Ropson e Cicinho fora os homenageados do evento

Irmã de Cicinho (Calça Jeans), recebeu as homenagens em memória ao mano.
Encontro com o velho amigo Barrinha

Na manhã de sábado, 27 de dezembro de 2014, foi realizado no Campo da Associação ''Baba da Amizade'' em Paulo Afonso, na Bahia, o 2ª encontro de confraternização de ex-atletas que tiveram passagens marcantes pelo futebol de Paulo Afonso, Itaparica, Delmiro Gouveia, Petrolândia, entre outras cidades da região, nas décadas de 70, 80 e 90.

O encontro foi organizado por Daniel Rodrigues (Duda), ex-integrante da Seleção de Futebol de Paulo Afonso e campeão do Intermunicipal de 1985. Duda é considerado por muitos como um dos maiores jogadores da história do futebol de Paulo Afonso, tendo atuado profissionalmente pelo Vitória da Bahia.

O evento foi iniciado com um café da manhã  servido com muitas frutas aos atletas. Em seguida, as quatro equipes (Olímpico, Copa, Redenção e Caveira) se enfrentaram em duas partidas de três tempos de 30 minutos. 

Na primeira partida o Caveira derrotou a equipe do Copa pelo placar de 5 x 4, enquanto no último confronto o Redenção, depois de está perdendo por 2 x 0, virou o placar para 3 x 2 em cima do Olimpico.

A exemplo do ano passado, não houve o último jogo para decidir o campeão da competição, isso por que de acordo com Duda, o objetivo principal do evento era somente de confraternização, e não tinha sentido sair de campo apenas uma equipe campeã, quando na verdade o título maior era de todos que se encontravam em mais um célebre momento de rara felicidade para todos. ''Todos que compareceram ao encontro já são uns verdadeiros vencedores. Portanto, não tem sentido apenas uma equipe ser declarada campeã'' frisou Duda, em momento que fez convite a todos os atletas a comparecer ao palco, para que fossem premiados com uma medalha comemorativa para recordação do encontro.

O cerimonial da festa foi apresentado pelo radialista Antônio Carlos Zuca da Radio Bahia Nordeste, que antes do início conclamou a todos para que fosse rezado o pai nosso. O radialista também pediu uma salva de palmas para o cronista esportivo Nilson Brandão, lembrando que o mesmo passa por problemas de saúde. '' Ele é amado por uns, odiado por outros, mas não podemos deixar de reconhecer o seu valor e a sua importância para o futebol de Paulo Afonso'' disse Zuca, sob aplausos. Nilson Brandão atua no rádio pauloafonsino a mais de 30 anos.

A seguir, logo após os ex-atletas serem homenageado com medalhas, foi a vez de prestar homenagem a dois ex-atletas que marcaram época no futebol de Paulo Afonso e região, falecidos no decorrer deste ano.  Ropson Costa Santos e Cícero Alves de Souza (Cicinho). 

Em momento de muita emoção e recordação, lágrimas rolaram por parte de parentes e amigos no momento em que familiares dos dois atletas compareceram ao palanque do evento para receberem as merecidas homenagens através de placas e medalhas, em memória a aqueles que muito contribuíram para o esporte pauloafonsino.
  
Cícera Alves, irmã de Cicinho, não conteve a emoção ao lembrar do irmão. ''Ele era uma pessoa maravilhosa, um irmão maravilhoso e com certeza ele vai ficar marcado para sempre em nossas memórias'' disse, com os olhos lacrimejando.

Dona Maria do Carmo Santos, mãe de Ropson, também não conteve as lágrimas ao lembrar do filho. '' É um momento muito triste na minha vida, e na vida de todos que gostavam dele. A única coisa que ainda me consola, um pouco, é saber que ele não foi esquecido pelas pessoas que gostavam dele'' disse Dona Maria do Carmo a nossa reportagem, enquanto enxugava as lágrimas dos olhos.

Logo após as homenagens, a festa continuou em clima de muita harmonia e confraternização, com a animação do Grupo Musical, Falcão do Forró.

O Blog de Assis Ramalho parabeniza ao amigo Duda, e a todos que fizeram parte da linda festa de confraternização realizada no sábado(27). Na verdade foi mais um dia em que os papeis se inverteram. Duda, que era para sempre ser homenageado e idolatrado, foi quem mais uma vez homenageou o futebol de Paulo Afonso e região. É como diz o dito popular: ''Se Maomé não vai até a montanha, a montanha vai até Maomé''.

Não importa se as pernas já não obedecem ao raciocínio na hora de tentar fazer uma jogada. O que importa é saber que ali, naquele encontro, estavam atletas que fizeram parte dos verdadeiros tempos áureos do futebol de Paulo Afonso, Delmiro Gouveia, Petrolândia, entre outras cidades circunvizinhas.

Encerro essa matéria pedindo a Deus saúde, para que no próximo ano todos nós estejamos novamente reunidos para mais um encontro de confraternização. Um feliz 2015 para todos.


Encontro com o amigo Capá

Redação do Blog de Assis Ramalho
Fotos: Assis Ramalho e Berlan

Nenhum comentário:

Postar um comentário