quinta-feira, dezembro 18, 2014

Mostra do cineCabeça premia melhores filmes produzidos por estudantes da rede estadual

Setenta curtas-metragens concorrem nas categorias Documentário, Ficção e Livre

A edição 2014 do projeto cineCabeça chega ao fim, nesta quinta-feira (18), às 19h, no Cinema São Luiz, com a sessão que vai premiar os melhores filmes produzidos por estudantes da rede estadual no ano. A terceira edição da Mostra cineCabeça reúne 70 curtas-metragens produzidos por alunos, que disputam nas categorias Ficção, Documentário e Livre – também serão premiados melhores ator, atriz, fotografia, roteiro e direção. A entrada é grátis.

Nas categorias Ficção e Documentário, participam estudantes das 94 escolas que receberam a oficina de iniciação audiovisual do cineCabeça. Já na modalidade Livre, podem concorrer alunos de quaisquer escolas estaduais. Nos dias 16 e 17, a partir das 9h, serão exibidos 10 filmes de cada categoria. Uma comissão julgadora elege os três melhores, em cada categoria, que serão exibidos e premiados na noite do dia 18. A Mostra cineCabeça vai entregar, pela primeira vez, o Troféu Cabeça, concebido em acrílico pela designer Gisela Abad. Além disso, os vitoriosos receberão prêmios que vão de câmeras cybershots a computadores e filmadoras handycam HD.

No dia 18 também serão homenageados os professores da rede estadual que participaram do Fera cineCabeça, ação que preparou mais de 7 mil estudantes da rede estadual com aulas no Cinema São Luiz que relacionavam trechos de filmes com o conteúdo exigido no Enem e em vestibulares.

“As atividades do cineCabeça contribuem como um todo para a ampliação da visão de mundo de cada estudante participante. Nas oficinas de cineclubismo e nos cursos de iniciação audiovisual, mais importante até do que debater sobre filmes ou realizá-los, é a compreensão da força realizadora do trabalho em grupo, com os participantes descobrindo que, juntos, podem fazer muito mais do que imaginavam”, explica a gestora do projeto, Andréa Mota. “O cineCabeça é uma solução eficiente para motivar a educação, falando a linguagem do estudante”, completa o também gestor André Stamford.

CINECABEÇA – O projeto é realizado pela Secretaria de Educação e Esportes do Estado (SEE) em parceria com o Programa CinEscola e a organização não-governamental Centro de Atitudes. O cineCabeça tem como ações principais: o Escola no Cinema, que leva estudantes e professores de escolas estaduais da Região Metropolitana do Recife para sessões no Cinema São Luiz, na Rua da Aurora; o Fera cineCabeça, também no Cinema São Luiz, com aulas preparatórias para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem); o Cabeça de Cinema, curso de iniciação audiovisual; e, finalmente, a oficina de cineclubismo. Desde 2010, o cineCabeça já beneficiou mais de 33,7 mil estudantes e 1,1 mil professores da rede pública estadual. Atualmente, 24 cineclubes estão em funcionamento em escolas estaduais e outros 18, estão em fase de implantação.

Secretaria de Educação e Esportes de Pernambuco/Assessoria de Imprensa

Nenhum comentário:

Postar um comentário