domingo, dezembro 21, 2014

Fiscalização na bacia do São Francisco é documentada em publicação do MPE-BA

DSCN0791.JPG (876×657)
Orla Fluvial de Petrolândia, PE (Foto: Assis Ramalho)

Com apoio do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco, o Núcleo de Defesa da Bacia do São Francisco – NUSF do Ministério Público do Estado da Bahia-MPE lançou na última quarta-feira, 17 de dezembro, no Centro Administrativo da Bahia, o livro “Velho Chico – A Experiência da Fiscalização Preventiva Integrada na Bahia – FPI”. Organizado pela promotora de Justiça Luciana Khoury, e pela técnica administrativa do MPE Priscila Araújo Rocha, a publicação traz a memória dos 12 anos de ações do FPI no território baiano da bacia do rio São Francisco. Em mais de 400 páginas, o livro revela, por meio de fotos, gráficos e textos, o trabalho de fiscalização de ações ilegais, conflitos socioambientais, entre outros.

Ao todo, foram 33 edições das expedições do FPI em 115 municípios e 2.500 empreendimentos visitados, além de 34 audiências públicas e mais cursos e encontros com a temática ambiental. As fiscalizações reúnem cerca de 19 órgãos de defesa do meio ambiente, como os Ministérios Públicos do Estado, da União e do Trabalho, Secretarias de Meio Ambiente, Ibama, Funasa, agentes policiais, além de entidades que representam a sociedade civil e os moradores da bacia. Há dez anos, o Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco-CBHSF participa da FPI com recursos humanos e materiais.

Durante o lançamento do livro foi destacado o fundamental apoio do CBHSF, tanto para a realização das fiscalizações preventivas, como para o lançamento do livro. “O Comitê do São Francisco chegou com força e disposição para apoiar as ações da FPI e expandi-la, inclusive para outros estados da bacia, como é o caso de Alagoas, que há dois anos realiza ações semelhantes. A contribuição do CBHSF é fundamental, não só com recursos, mas principalmente com ideias e proposições”, ressaltou a promotora de Justiça Luciana Kroury, que coordenada o Núcleo de Defesa da Bacia do São Francisco no MPE.

“O livro é um testemunho de uma ação importante, que prova a eficácia da cooperação entre os diversos órgãos que atuam na bacia do São Francisco, seja poder público, instituições privadas e sociedade civil. A FPI é uma quebra de paradigma que rompe com uma lógica do corporativismo e do isolamento de cada um em seus interesses. O Comitê acredita nessa ação de cooperação coletiva e queremos expandir para toda a bacia”, destacou Anivaldo Miranda, presidente do CBHSF. Também estiveram presentes ao lançamento o secretário do CBHSF Maciel Oliveira, a diretora da agência delegatária Peixe Vivo, Ana Cristina Silveira, e o superintendente de Planejamento Ambiental da Bahia, Edison Ribeiro dos Santos que representa a da Secretaria do Meio Ambiente do Estado da Bahia – Sema no CBHSF.

ASCOM – Assessoria de Comunicação do CBHSF

Nenhum comentário:

Postar um comentário