quinta-feira, novembro 27, 2014

Petrolândia: Na Semana do Doador de Sangue, viagem a hemocentro é cancelada por falta de doadores


No dia 25 de novembro é comemorado o Dia Nacional do Doador Voluntário de Sangue. A data foi instituída no Brasil em 30 de junho de 1964, pelo decreto 53.988 promulgado pelo Presidente Castello Branco. Cinquenta anos depois, comemora-se a Semana do Doador de Sangue de 24 a 29 de novembro, com ações de estímulo à doação voluntária de sangue. 

Em Pernambuco, de acordo com informações do site do Hemope, nesta semana comemorativa, os estoques de bolsas de sangue dos tipos A negativo, B positivo e B negativo estão em nível de alerta, enquanto os demais tipos de sangue (A+, O+, O-, AB+ e AB-) estão em nível crítico. Nada a ser comemorado, portanto, às vésperas das festas e acidentes/cirurgias de final de ano/emergência.

Em Petrolândia, no Sertão do Estado, uma viagem conduzindo doadores a hemocentro foi marcada para esta quinta-feira (27), porém, devido à baixa adesão de doadores, a Secretaria de Saúde informou na tarde de ontem que a viagem foi cancelada. 

Em postagem deste Blog no dia 29 de junho de 2013, a coordenação da Agência Transfusional de Sangue em Petrolândia fez esclarecimentos sobre doação de sangue, em resposta a questionamentos para a instalação de um hemocentro na cidade. Foi esclarecido que a ATS foi instalada neste município em 2004, funcionando no Hospital Municipal Dr. Francisco Simões de Lima. 

"Petrolândia conta com uma Agência Transfusional de Sangue desde 2004. Aqui recebemos Concentrados de Hemácias (bolsas de sangue) e Plasma Fresco Congelado, provenientes do Hemocentro Arcoverde. Atualmente realizamos em média 20 transfusões de sangue/mês, com 87 bolsas reservadas para cirurgias/mês. Contamos também com estoque de sangue 'O' negativo para casos de acidentes graves, podendo atender a cidade, municípios vizinhos e região."

Em contrapartida, o município enviaria uma vez por ano doadores ao Hemocentro de Arcoverde, sede da 6ª Gerência Regional de Saúde (Geres) que atende, além de Arcoverde, atende os municípios de Buíque, Custódia, Ibimirim, Inajá, Jatobá, Manari, Pedra, Petrolândia, Sertânia, Tacaratu, Tupanatinga e Venturosa, conforme Portal da Saúde de Pernambuco. O Hemocentro Serra Talhada, mais próximo de Petrolândia, sedia os municípios da 10ª e 11ª Geres.
"Anualmente a Secretaria de Saúde de Petrolândia realiza visita ao Hemocentro Arcoverde, levando doadores de sangue, para coletar e suprir os estoques, vez que aquele Hemocentro fornece bolsas de sangue para atender a demanda de Petrolândia" (grifos originais no e-mail enviado ao Blog). 

A Secretaria de Saúde de Petrolândia informa que vai tentar a vinda de um ônibus do Hemope ao município para o atendimento dos doadores na própria cidade. 

Mais informações sobre doação de sangue no Hemope>www.hemope.pe.gov.br

Matéria relacionada
Redação do Blog de Assis Ramalho

Nenhum comentário:

Postar um comentário