segunda-feira, novembro 10, 2014

Petrolândia: "Mercadores de Liberdade" do Grupo Ifa-Rhadhá de Art Negra é apresentado na comunidade quilombola Borda do Lago




A Secretaria de Desenvolvimento Social, Cidadania e Juventude de Petrolândia, juntamente com os jovens da Casa das Juventudes NUCA Central, Capoeira Embondeiro e a Secretaria de Educação do município, prestigiaram a apresentação do espetáculo teatral "Mercadores de Liberdade" do Grupo IFA-RHADHÁ DE ART NEGRA, de Olinda (PE), realizada na sexta-feira passada (07) na Comunidade Quilombola Borda do Largo, na Agrovila 4 da Reta, zona rural de Petrolândia.

Na ocasião, o IFA-RHADHÁ DE ART NEGRA finalizou a circulação do espetáculo "Mercadores de Liberdade" em povoados denominados de QUILOMBOS do Estado de Pernambuco, iniciada no mês de julho. Sabe-se que quilombos são locais para onde iam negros fugitivos do regime de escravidão que existia no Brasil Colônia. Um dos mais conhecidos pela sua resistência e luta contra a dominação dos senhores brancos, "que se achavam donos das terras e das pessoas", foi o Quilombo do Palmares, localizado na Serra da Barriga, em Alagoas. Segundo historiadores o local concentrou de 15 a 20 mil quilombolas, que lá plantavam milho, banana, mandioca, laranja, cana-de-açúcar, para subsistência de todos, e teve como liderança Zumbi dos Palmares. Atualmente, quilombos são povoados que enfrentam ou enfrentaram descaracterização em nome do desenvolvimento e a história vai se perdendo a cada dia que passa, por falta de ações afirmativas da identidade dos quilombolas.

O IFÁ-RHADHA DE ART NEGRA, com o espetáculo Mercadores de Liberdade, vem suprir esta lacuna de levar para algumas terras remanescentes de quilombo em Pernambuco, dialogando com os afro-descendentes sobre a importância de preservar a memória histórica do povo negro no Brasil.

No mês de novembro, conhecido como Mês da Consciência Negra, as ações têm prosseguimento, destacando que será importante para todos que fazem o IFA-RHADHÁ, como forma de trocar conhecimentos com pessoas dos quilombos.
Informações e fotos: Casa das Juventudes de Petrolândia

Um comentário: