segunda-feira, outubro 13, 2014

Nota do Ministério da Integração Nacional sobre testes no Eixo Leste da Transposição

Queda de braço: Governo diz que há água de sobra para testes
Os produtores reclamam da falta água para produção e irrigação

Após negociações iniciais entre Ministério da Integração Nacional e entidades locais, a partir desta segunda-feira (13/10), a Força Nacional de Segurança atua nas proximidades de Floresta, em Pernambuco, com o intuito de garantir a continuidade das atividades nas obras do Projeto de Integração do Rio São Francisco e a segurança dos trabalhadores. Cabe ressaltar que o Ministério cumpre o cronograma oficial de andamento das obras e, até o final deste ano, a Meta 1 Leste (Meta Piloto) estará em pré-operação, o que significa que os sistemas, equipamentos e estrutura estão em preparação para a futura operação comercial.

Cabe ainda informar que a fase de testes de bombeamento acontece após a abertura das ensecadeiras (barramento) no Projeto, processo iniciado em agosto. O enchimento dos canais até as primeiras Estações de Bombeamento (EB) de cada Eixo representa a primeira etapa de pré-operação do empreendimento.

Ressalta-se que, a quantidade de água a ser bombeada até o final deste ano representa apenas 0,06% da capacidade do reservatório de Itaparica. Do volume atual, representa apenas 0,3%. O volume de água a ser utilizado no teste de bombeamento não terá qualquer impacto no abastecimento da cidade ou dos irrigantes.

O governo federal está em diálogo permanente com as autoridades locais, inclusive, autorizou o aumento temporário da vazão efluente do reservatório de Sobradinho para recuperar parcialmente parte do volume do reservatório Itaparica, em benefício de irrigantes e aquicultores locais.

As obras do Projeto deverão ser concluídas, em sua totalidade, até dezembro de 2015. O empreendimento apresenta 64,6% de execução física. Mais de 11.100 trabalhadores atuam na construção. Cerca 4.000 mil máquinas estão em operação ao longo dos 477km de extensão das obras. Até junho de 2015, as obras até o reservatório Jati (CE) no Eixo Norte, e até o reservatório Moxotó (PE) no Eixo Leste, que totalizam quase 300 km, deverão estar concluídas.

As negociações continuam abertas e os testes necessários serão realizados nos cronogramas previstos.

Ministério da Integração Nacional/Assessoria de Comunicação Social

Nenhum comentário:

Postar um comentário