quinta-feira, outubro 23, 2014

Mudanças climáticas e recursos hídricos em debate em dois importantes eventos no Itep nos dias 30 e 31 deste mês


Temas como os extremos climáticos no Brasil, tecnologias que captam em 3D para uso da geografia e da climatologia, impactos no microclima mediante alterações na cobertura vegetal estarão em discussão, nos dias 30 e 31 deste mês, no VI Workshop de Mudanças Climáticas e Recursos Hídricos do Estado de Pernambuco, realizado simultaneamente com o III Workshop Internacional sobre Mudanças Climáticas e Biodiversidade. A promoção dos eventos é do Instituto de Tecnologia de Pernambuco (Itep)/Unidade de Geoinformação (Ugeo) e da Universidade Federal de Pernambuco, por meio do Departamento de Ciências Geográficas/Laboratório de Geoprocessamento e Grupo de Pesquisa em Sensoriamento Remoto e Geoprocessamento/Sergeo. Os eventos acontecerão na sede do Itep, no Recife (PE).

No primeiro dia dos eventos (30), haverá a palestra “Os Extremos Climáticos no Brasil sob a Luz da Ciência do Clima”, com o Marcos Barbosa Sanches, do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe). A programação está disponível no site do Itep em: http://www.itep.br/index.php/vi-wmcrh/programacao .

O objetivo é promover o encontro das comunidades acadêmico-científica e interessados pelos temas de mudanças climáticas e biodiversidade. Também servirão como oportunidade de divulgação de trabalhos técnico-científicos e de interação entre pesquisadores das áreas para troca de experiências profissionais e enriquecimento do conhecimento de assuntos relacionados aos eixos temáticos.

Entre os participantes estarão profissionais e pesquisadores nas áreas de ciências humanas e da atmosfera, hidrologia e meio ambiente, funcionários, docentes, técnicos, estudantes e público em geral do nosso país e da comunidade internacional, interessados em contribuir com a mitigação dos impactos das mudanças climáticas sobre os recursos naturais e das vulnerabilidades.

Também atuarão como palestrantes docentes e pesquisadores da UFPE, Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE)/Unidade Acadêmica de Garanhuns (UAG), Embrapa, Universidade Federal de Alagoas (Ufal), Universidae Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), Universidade Estadual do Ceará (Uece) e Universidade Federal de Sergipe (UFSE).

Entre os temas abordados estão: Influência da Meteorologia na Concentração do Poluente Atmosférico Monóxido de Carbono no Estado de Pernambuco; Impactos no Microclima mediante Alterações na Cobertura Vegetal; Balanço Hídrico em Bacias Hidrográficas do Semiárido Brasileiro usando dados de Sensoriamento Remoto; e Captação de Água de Chuva: proposição de um sistema de indicadores de avaliação de sustentabilidade do Programa Cisternas Rurais.

Também haverá mesas-redondas, sessões orais, sessões pôster e três minicursos: Índices Climáticos e Análises de Ondeletas Aplicadas à Climatologia, com a professora Djane Fonseca da Silva, da Universidade Federal do Ceará (UFC), Campus Cariri; Estatística básica aplicada aos sistemas ambientais, com o professor Paulo Sérgio Lúcio, da UFRN; e Introdução ao ArcGIS 10, com a engenheira cartógrafa Vanessa Maranhão, da Unidade de Geoinformação do Itep. Os minicursos ocorrerão no horário das 18h às 22h e custam R$ 60,00 cada um.

A coordenação geral está a cargo das professoras Josiclêda Domiciano Galvíncio (UFPE) e Werônica Meira de Souza (UFRPE/Unidade Acadêmica de Garanhuns).

Blog de Notícias do Governo do Estado de Pernambuco

Nenhum comentário:

Postar um comentário