quarta-feira, outubro 15, 2014

Mentiras e verdades de Dilma e Aécio no primeiro debate do 2º turno na TV Band

O primeiro debate entre a presidenta Dilma Rousseff, candidata à reeleição pelo PT, e o senador Aécio Neves, postulante do PSDB ao cargo, foi marcado por tensões e muitas trocas de acusações. Em encontro realizado nesta terça-feira 14 pela Band, Confira as mentiras e as verdades dos candidatos

"Todas as eleições que eu disputei em Minas Gerais, eu venci".

O candidato do PSDB perdeu a eleição para a prefeitura de Belo Horizonte (MG) em 1992, em disputa com o petista Patrus Ananias. A informação foi confirmada pela assessoria de imprensa do candidato.

Dilma e aeroporto de Cláudio
No debate realizado nesta terça-feira, 14 de outubro, pela Band, a presidente Dilma Rousseff, candidata à reeleição pelo PT, falou sobre a construção de um aeroporto em terras de parentes de seu adversário, Aécio Neves (PSDB), no município de Cláudio (MG) e afirmou que:

"O MPF não aceitou a ação criminal, mas mandou investigar quanto à improbidade administrativa"


A decisão do procurador-geral da República, Rodrigo Janot, sobre o assunto foi de determinar que a Procuradoria de Minas Gerais investigue se houve crime de improbidade na construção do aeroporto.


Dilma e origem do Bolsa Família
No debate realizado nesta terça-feira, 14 de outubro, pela Band, a presidente Dilma Rousseff, candidata à reeleição pelo PT, afirmou que:

"O Bolsa Família não tem nenhum parentesco com os programas sociais do governo tucano"


De acordo com a lei 10.836, que cria o Bolsa Família, o programa tem por finalidade unificar ações de transferência de renda como o Bolsa Escola, o Bolsa Alimentação e o Auxílio-Gás. Todos esses programas foram criados durante o governo de Fernando Henrique Cardoso (PSDB).



Aécio e Fundo Nacional de Segurança
No debate realizado nesta terça-feira, 14 de outubro, pela Band, o candidato do PSDB à Presidência da República, Aécio Neves, falou sobre Segurança Pública e afirmou que:

"O (orçamento do) Fundo Nacional de Segurança foi executado menos de 40%"


Segundo o Portal da Transparência, em 2014, os gastos com o Fundo até agora chegaram a R$ 93,3 milhões. O valor total previsto no orçamento de 2014 era de R$ 575,6 milhões. Ou seja, os investimentos foram de apenas 16,02%.

Aécio e ranking da educação
No debate realizado nesta terça-feira, 14 de outubro, pela Band, o candidato do PSDB à Presidência da República, Aécio Neves, falou sobre educação e afirmou que:

"Em todos os rankings, o Brasil está na lanterna"


Segundo "Programa Internacional de Avaliação de Estudantes-PISA", que é da OCDE e é um dos principais indicadores educacionais, o Brasil não está na lanterna em seus três ranking sobre desempenho em Matemática (58º), Leitura (55º) e Ciências (59º). O ranking possui 65 países.

Dilma e homicídios em MG
No debate realizado nesta terça-feira, 14 de outubro, pela Band, a presidente Dilma Rousseff, candidata à reeleição pelo PT, criticou seu adversário, Aécio Neves (PSDB), e disse que houve:

"52% do aumento de homicídios em Minas Gerais, está no Mapa da Violência de 2014"



Segundo o Mapa da Violência, Minas Gerais teve um aumento de 52,3% no número de homicídios na última década.

Dilma e Casa da Mulher
No debate realizado nesta terça-feira, 14 de outubro, pela Band, a presidente Dilma Rousseff, candidata à reeleição pelo PT, afirmou que:

"Estamos construindo a 'Casa da Mulher Brasileira' em todos os estados"



Segundo informação oficial da Secretária de Políticas para Mulheres, 18 estados aderiram ao programa (Alagoas, Amazonas, Bahia, Ceará, Distrito Federal, Espírito Santo, Maranhão, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Paraíba, Pernambuco, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul, Roraima, Santa Catarina, São Paulo e Sergipe). As demais adesões, segundo a secretária, "seguem em negociação".

Ainda segundo a secretaria, estão abertos editais de licitação que visam à contratação de empresa de engenharia, especializada em construção civil, para a execução de obras de implantação da Casa da Mulher Brasileira em um total de cinco cidades: Brasília (DF), Campo Grande (MS), Vitória (ES), São Luís (MA) e Fortaleza (CE)


Dilma e Mais Médicos
No debate realizado nesta terça-feira, 14 de outubro, pela Band, a presidente Dilma Rousseff, candidato à reeleição pelo PT, criticou seu adversário, Aécio Neves (PSDB), e disse:

"O senhor foi contra o Mais Médicos"

Em julho de 2013, Aécio Neves deu entrevista (disponível no Youtube) e classificou o programa como "uma violência que tem que ser repudiada".

Aécio e crescimento
No debate realizado nesta terça-feira, 14 de outubro, pela Band, o candidato do PSDB à Presidência da República, Aécio Neves, falou sobre a América Latina e afirmou que o Brasil:

"Está na lanterna do crescimento, ao lado da Venezuela".


Segundo estatísticas oficiais da Comissão Econômica para a América Latina e o Caribe (Cepal), o Brasil ocupa o penúltimo lugar no ranking de crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) dos países da região entre os anos de 2012 e 2013. O menor crescimento foi o da Venezuela.


Aécio e indicadores sociais
No debate realizado nesta terça-feira, 14 de outubro, pela Band, o candidato do PSDB à Presidência da República, Aécio Neves, afirmou que, no governo de sua adversária, Dilma Rousseff (PT), houve:

"Piora em todos os indicadores sociais"



Segundo síntese anual divulgada pelo IBGE sobre 2013, o Brasil teve melhora, por exemplo, em indicadores sociais como mortalidade infantil, que caiu; acesso ao ensino fundamental, que aumentou; e a renda, que também aumentou.

Fonte: O Globo

Nenhum comentário:

Postar um comentário