quinta-feira, outubro 02, 2014

Centro-Oeste é região propícia para formação de tornados, diz especialista

Fenômeno ocorreu nesta quarta-feira nas proximidades de Brasília. Segundo meteorologistas, pode haver mais tornados até o outono.

Em uma semana, dois tornados atingiram o Centro-Oeste do país, com ventos que provocaram um acidente que levou a mortes em Mato Grosso do Sul e assustaram moradores de Brasília. Apesar de raros no país, meteorologistas explicam que esse tipo de fenômeno é mais frequente do que as pessoas pensam, e que os estados que compõem o Centro-Sul do Brasil formam a segunda região do mundo que mais registra condições climáticas propícias para a formação deles.

Nesta quarta-feira (1º), um tornado foi registrado nas proximidades do Aeroporto Internacional Juscelino Kubitschek, em Brasília, resultante de uma forte tempestade. Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), foi a primeira vez que este fenômeno foi documentado e confirmado no Distrito Federal. No último dia 24, um barco-hotel afundou no Rio Paraguai com 26 pessoas a bordo ao ser atingido por outro redemoinho momentos antes de sua atracagem. Ao menos 11 pessoas morreram e há três desaparecidos.

De acordo com Ernani de Lima Nascimento, professor de meteorologia da Universidade Federal de Santa Maria (RS), a formação de tempestades intensas nesta época do ano no Centro-Sul do Brasil (que engloba o Sul, Sudeste e Centro-Oeste) pode culminar em tornados.

“Estamos saindo do período seco, e as primeiras tempestades estão surgindo. Não podemos dizer que é algo raro”, explica Nascimento.

Para ler a matéria completa, no G1, clique>aqui

Fonte: G!

Nenhum comentário:

Postar um comentário