segunda-feira, setembro 29, 2014

Petrolândia realiza com sucesso a 42ª Missa dos Vaqueiros no Parque de Exposição João Pernambuco, que contou com um grande público



Antes da Santa Missa foi realizada cavalgada pelas ruas e avenidas da cidade.
Crédito das fotos: Blog de Assis Ramalho

Prefeito Lourival Simões (centro) participou da cavalgada

Familiares e amigos homenagearam o vaqueiro Roberto

Durante a Santa Missa João Campos, filho do ex-governador Eduardo Campos, foi presenteados com réplica da imagem do Padroeiro São Francisco de Assis.
Durante a cavalgada os vaqueiros passaram em frente a Igreja de São Francisco, onde receberam   respingos de água benta jogada pelo Pároco local, Fernando Nivaldo

Na manhã desse domingo, 28, foi realizada a 42ª Missa do Vaqueiro na cidade de Petrolândia, Sertão de Pernambuco. Apesar do sol muito forte, grande público compareceu para assistir ao evento religioso e cultural, organizado por Bila Ferraz, com apoio da Prefeitura Municipal, através da Secretaria Municipal de Esporte, Cultura e Lazer, e empresários do setor privado.

O evento foi marcado pela presença de várias lideranças políticas do município e região. Entre eles, vários candidatos as eleições deste ano ( Postaremos matérias em outras edições de reportagem).

A cavalgada que percorreu as principais avenidas de Petrolândia, chegou ao Parque de Exposição João Pernambuco (Xodó do Vaqueiro) próximo ao meio dia, quando a imagem de São Francisco de Assis, padroeiro da cidade, adentrou os portões do Parque, para ser iniciada a Santa Missa.

Entre os vários itens, chapéu de couro, botas, luvas, guarda-peito, arreios, perneiras, sela e um cavalo. As hóstias foram queijo coalho e rapadura.

A Missa do Vaqueiro de Petrolândia, ritual e espetáculo de religiosidade, cultura e tradição, foi animada pelo Coral Vozes do São Francisco e cantadores aboiadores.

Após a Missa foram distribuídos troféus ao vaqueiros, em diversas categorias de premiação (vaqueiro mais velho, mais novo, etc).

João Campos, filho do ex-governador Eduardo Campos, morto em acidente aéreo em 13 de agosto deste anos, foi homenageado durante a missa, recebendo de presente das mãos do prefeito Lourival Simões, uma réplica da imagem do Padroeiro São Francisco de Assis. A imagem foi abençoada pelos padres Fernando Nivaldo (pároco local) e  Luciano (pároco da cidade de Inajá). Ambos, celebraram a 42ª Missa dos Vaqueiros, sem dúvidas, umas das mais bonitas do Sertão de Itaparica..

Para ver todas as fotos do evento deste domingo (28), clique > 42ª Missa dos Vaqueiros de Petrolândia

>Clique para rever fotos da Missa dos Vaqueiros de 2013
>Clique para rever fotos da Missa dos Vaqueiros de 2012

Redação do Blog de Assis Ramalho
Fotos: Assis Ramalho e Lúcia Xavier

Nenhum comentário:

Postar um comentário