sexta-feira, setembro 19, 2014

Capital da confecção, Santa Cruz do Capibaribe ganha espaço para incrementar atividade na região


Consolidado como um dos mais importantes polos de confecção do Estado, o município de Santa Cruz do Capibaribe, no Agreste pernambucano, foi contemplado com mais uma obra de incentivo a atividade na região. Na presença da população e dos comerciantes, o governador João Lyra Neto inaugurou, nesta quinta-feira (18/09), o Calçadão Miguel Arraes Alencar. O espaço, que substitui o antigo 'Poeirão', é uma ampliação do Moda Center, local que recebe, em média, 30 mil visitantes nas segundas e terças-feiras, dias em que acontece a feira.

Com a nova estrutura, cerca de quatro mil famílias de confeccionistas - que antes comercializavam seus produtos a céu aberto - agora contam com mais conforto e infraestrutura. O empreendimento, que recebeu cerca de R$ 13,5 milhões em investimentos, é fruto de um convênio entre o Governo do Estado (através da Secretaria de Planejamento e Gestão) e a Prefeitura de Santa Cruz do Capibaribe. Situado no quilômetro 12 da PE-160, o Calçadão foi construído numa área de 25.376 metros quadrados. Dividido em três módulos - verde, branco e azul –, o espaço vai abrigar cerca de quatro mil boxes, 65 lojas, além de 60 lanchonetes, restaurantes e banheiros.

O governador João Lyra Neto destacou que a construção do novo espaço era fundamenta para o crescimento do setor. "O calçadão vai consolidar ainda mais esse grande polo de confecção, que hoje é o segundo maior do Brasil, perdendo apenas para São Paulo. Graças ao espírito empreendedor daqueles que iniciaram essa feira aqui em Santa Cruz do Capibaribe, e que foram expandindo suas ações pelo Agreste inteiro, a economia pernambucana recebeu uma importante colaboração.

"Estou transbordado de alegria". Foi assim, e com um largo sorriso, que o comerciante Adilson José de Arruda, 37, descreveu seu sentimento em relação à inauguração do calçadão. É do comércio que Adilson tira o sustento da família - esposa e cinco filhos. "Nós trabalhávamos no sol, na lama, na poeira e sem segurança nenhuma. E hoje nós temos tudo de bom, algo que não se compara. Agora os fregueses do Pará, do Maranhão e de toda parte do Brasil vão vir fazer suas compras sem medo de se molhar ou se melar. A gente vai ter uma renda muito maior", comemorou o comerciante.

O prefeito de Santa Cruz do Capibaribe, Edson Vieira, destacou que o calçadão vai contribuir para geração de emprego e renda. "Essa é uma obra muito importante. Quatro mil famílias trabalhavam numa condição subumana. Mas, a partir de agora, esses confeccionistas vão ter uma condição igual ao que é o empreendimento do Moda Center, com piso decente, loja e restaurante. Isso vai provocar um aquecimento na nossa economia, fazendo com que aumente o número de visitantes em nossa cidade", comemorou o gestor municipal.

Também prestigiaram a solenidade de inauguração do empreendimento os secretários estaduais Osíris Caldas (Micro e Pequena Empresa), Bárbara Kreuzig (Mulher) e Frederico Amâncio (Planejamento e Gestão), além de prefeitos de vários municípios do Agreste.

Infraestrutura - O entorno do centro de compras também foi contemplado. São quase 200 vagas para estacionamento de veículos pequenos e 100 para ônibus. Além disso, com recursos da ordem de R$1,5 milhão do Fundo Estadual de Apoio aos Municípios (FEM), foram calçadas 16 ruas que dão acesso a estrutura.

Emoção na homenagem ao ex-governador Eduardo Campos - Em participação na inauguração do Calçadão de Confecções Miguel Arraes de Alencar, o bisneto do ex-governador Miguel Arraes e filho do eterno governador Eduardo Campos, João Campos, se emocionou ao falar da concretização de um dos sonhos do seu pai. “Foi graças à capacidade do meu pai colocar a máquina do estado para moer para o lado dos que mais precisavam, que no dia de hoje, vemos a concretização de um sonho que não foi só de Edson, nem de meu pai, mas de todos os confeccionistas”, discursou emocionado.

Blog Notícias do Governo de Pernambuco e Blog Pão de Açúcar News

Nenhum comentário:

Postar um comentário