terça-feira, setembro 16, 2014

Articulação dos Povos Indígenas do Brasil (APIB) declara apoio a Marina Silva em reunião de lideranças de todo o país em Brasília


Candidata à Presidência da República pela Coligação Unidos pelo Brasil, Marina Silva participou neste domingo (14) de uma roda de conversa com um grupo de 50 lideranças indígenas e dos povos indígenas e comunidades tradicionais, de quem recebeu documento com um conjunto de reivindicações. Ao final do encontro, os representantes de todas etnias e de povos espalhados por todas as regiões do país que foram convocados pela Articulação dos Povos Indígenas do Brasil – APIB, anunciaram o apoio à sua candidatura e a decisão de engajarem-se em sua campanha presidencial.

Marina agradeceu o apoio e comprometeu-se a examinar as reivindicações, estabelecendo o mesmo diálogo que manteve e ainda mantêm com diversos segmentos da sociedade, mas ressaltou que, se for eleita, será a presidente de todos os brasileiros.

“Nós recebemos com atenção e respeito esse documento e as recomendações que vocês fizeram de todos os setores, mas seria leviana e mentirosa se eu dissesse ‘fiquem tranqüilos, 100% do que vocês estão apresentando será aproveitado’. Eu não disse isso para nenhum setor”, disse Marina. “Vocês conhecem a minha luta, a minha vinculação com esse setor, mas como presidente eu estarei vinculada aos interesses de todos os brasileiros”. A presidenciável reafirmou o desejo de fortalecer o Ministério da Justiça e a Funai e a determinação de resolver os conflitos com diálogo e mediação.

A Carta Pública apresentada pela Articulação dos Povos Indígenas do Brasil elenca 11 reivindicações, entre elas o avanço na demarcação das terras indígenas para a solução de um passivo que alcança 60% de terras que ainda não foram regularizadas; o fortalecimento da fiscalização e proteção das terras indígenas, de modo a garantir a segurança e reduzir a vulnerabilidade dessas populações; formulação e aprovação de um novo estatuto dos povos indígenas e criação e instalação do Conselho Nacional de Política Indigenista; implantação de um subsistema de saúde para garantir o acesso a atendimento nas comunidades.

“Essa é a primeira vez que somos recebidos por um candidato. Nós queremos o diálogo e temos esperança em você”, afirmou Maximiliano Tucã que falou em nome da Coordenação dos povos indígenas da Amazônia brasileira - COIAB. “Marina representa a confiança, a nossa esperança na política. nossos corações estão com você”, endossou Sandro Tuxá da Comissão Nacional de Políticas indigenista CNPI, representante que falou em nome da Apoinme – Articulação dos Povos indígenas do Nordeste e Espírito Ainda representando APOINME no evento Sarapó e Adelmar Junior Pankararu por Pernambuco e Renato Tupiquiniquim do Espirito santo.

Estavam presentes ao evento o Candidato a Vive Governador de Rondônia Daniel – PSB/RO que chegou com a comitiva indígena de Rondônia e o Senador Rodrigo Rolemberg Candidato a Governador do DF, Também se juntou aos representantes da Apoinme para trocar idéias os Ex Secretario de Meio Ambiente de Pernambuco e Ministeriável Sérgio Xavier a respeito dos rumos da política Indigenista.

Informações: Júnior Barbosa

Nenhum comentário:

Postar um comentário