quarta-feira, julho 23, 2014

A alegria do circo está presente no FIG

Foto: Renata Pires

A lona de circo do 24º Festival de Inverno de Garanhuns (FIG) é um sucesso. Todos os dias, o espaço, com capacidade para 1.300 pessoas, fica lotado por famílias que buscam a alegria do circo. Até 26 de julho, o FIG recebe 11 espetáculos de circos, trupes e companhias e artistas de Pernambuco, Rio de Janeiro, São Paulo e Distrito Federal.

A lona de circo está montada, na Avenida Caruaru, ao lado do Terminal Rodoviário, as apresentações acontecem às 16h. A entrada é gratuita. Os ingressos são distribuídos no local, das 13h30 às 15h. Cada pessoa pode receber até três ingressos. A comunidade quilombola do Castainho – a 5 km de Garanhuns – e as ruas do centro comercial de Garanhuns também recebem atrações circenses. Já passaram pelo picadeiro do FIG, os Irmãos Brothers (RJ), o Circo Alves (PE) e a Cia. Brincantes de Circo (PE).

A assessora de arte circense da Secretaria de Cultura de Pernambuco, Suenne Sotero, explica a diversidade de espetáculos que estão na programação. “O circo é uma linguagem milenar que vem se modificando com o tempo. Não existe esta história de que o circo está morrendo. Na programação do FIG, selecionamos circos itinerantes, companhias, trupes e artistas, que irão apresentar as gags clássicas, números contemporâneos e que mostram as habilidades de força, destreza e beleza”, destacou.

Um dos destaques da programação é a Mostra de Números Circenses, que será realizada na sexta-feira (25), com sessões às 14h e 16h. A mostra terá como mestre de cerimônias o ator Williams Sant’Anna e contará com a banda “Orquestralhaço” (Caravana Tapioca – PE), tocando músicas autorais ao vivo durante os números. Será uma chance imperdível para o público ver exibições de malabares, magia, tecido acrobático, palhaço, equilíbrio, acrobacia aérea cômica, monociclo e malabares cômicos, todas apresentadas por artistas pernambucanos. Para completar a mostra, foram convidados dois artistas de São Paulo, Cesar Rossi e Victor Abreu, que apresentam a roda cyr e o mastro chinês, modalidades sem praticantes em Pernambuco.

PROGRAMAÇÃO

LONA DE CIRCO
Local: Av. Caruaru – Heliópolis (próximo ao Terminal Rodoviário de Garanhuns)
Horário: 16h

*Terça-feira, 22/07
Família Vidal – 5ª Geração
Disney Circo| Recife-PE
Duração: 1h
Sinopse: Sob o comando dos palhaços Zunguinha e Peteleco, o espetáculo tradicional de circo apresenta reprises, malabares em dupla, tecido, passeio aéreo, mastro chinês, lira, giro, alças e cubos, mala moscovita, cabelo de aço, paradas de mão, rola-rola e equilíbrio em monociclos e bicicletas.

*Quarta-feira, 23/07
Alegria, Alegria, O Circo Chegou!
Circo Itinerante Millennium| Cabo de Santo Agostinho-PE
Duração: 1h
Sinopse: Um espetáculo de tradição familiar com números de malabares, magia, arame, equilibrismo, acrobacias, corda indiana, trapézio, giro espacial e contorcionismo, além do talentoso Palhaço Mentirinha.

*Quinta-feira, 24/07
Magikamerluza
The Pambazos Bros | São Paulo – SP
Sinopse: Com um circo cigano, a família Kamerluza toma o espaço. Nono, Kalaca e o músico multinstrumentista Kishi, o Cowboy, executam assombrosos, arriscados e ilusórios números. Inspirando-se no virtuosismo do circo tradicional, neste espetáculo as técnicas circenses e a música ao vivo servem como pretexto para desenvolver o humor universal. Desta forma, truques de mágica, ilusões de palco, malabarismo de cristais, guilhotina, entre outros, tornam-se farramentas que os atores utilizam para interagir com a plateia e criar situações cômicas.

*Sexta-feira, 25/07
Mostra de Números Circenses
Duração: 1h
Sessões: 14h e 16h
Sinopse: Artistas locais e nacionais exibem-se com números de roda cyr, mastro chinês, malabares, magia, tecido acrobático, palhaço, equilíbrio, acrobacia aérea cômica, monociclo e malabares cômicos, musicados pela banda de palhaços “Orquestralhaço” e apresentados pelo mestre de cerimônias Williams Sant’Anna. As mostras têm a participação de Victor Abreu (SP)| Cesar Rossi (SP)| Irmãos Michel (PE)| Mickael Marvey (PE)| Kelly Trindade (PE)| Cia. 2 em Cena de Teatro, Circo e Dança (PE)| Trupe Circus – Escola Pernambucana de Circo (PE)| Caravana Tapioca (PE)| Alequissandro Barbosa (PE)| Jaqueson Santana (PE) | Atawallpa Coello (DF).

*Sábado, 26/07
O Reencontro de Palhaços na Rua é a Alegria do Sol com a Lua!
Companhia Teatral Turma do Biribinha| Arapiraca-AL
Duração: 1h
Sessões: 14h e 16h
Sinopse: O espetáculo conta a história do reencontro de dois palhaços de circo que não se veem há muito tempo e, num encontro inusitado, relembram o maravilhoso passado vivido juntos. A apresentação é repleta de reprises, gag’s, pilhérias e galhofas, embaladas por músicas alegres. A montagem da consagrada Turma do Biribinha, companhia familiar fundada por Teófanes Silveira (Biribinha) há 27 anos, trabalha a linha do Circo Teatro nordestino, resultando em uma mescla entre o palhaço tradicional e o contemporâneo.

POLO CASTAINHO
Horário: 16h30

*Quarta-feira, 23/07
Circuluz Brincante
Trupe Circuluz| Olinda-PE
Direção: Raquel Franco
Duração: 50 minutos
Sinopse: A palhaça Keke Kerubina leva à cena brincadeiras, risos e absurdos. Em Circuluz Brincante são exploradas várias possibilidades de jogo, resultado de um diálogo entre comicidade, cultura popular maranhense e habilidades circenses. A artista realiza números de malabarismo e acrobacia aérea no tecido, dentre outros, fazendo uso da dança e da dramaturgia popular, para semear na plateia a vontade de mostrar seu próprio brincante.

ESPETÁCULOS DE RUA
Local: Espaço de Cultura Popular (Centro)
Horário: 10h

*Quinta-feira, 24/07
Brincando no Picadeiro
Caravana Tapioca| Recife-PE
Direção: Anderson Machado
Duração: 50 minutos
Sinopse: Cavaco e Nina apresentam um espetáculo de variedades circenses com as melhores cenas do repertório do grupo. Malabarismo, magia, números musicais e palhaçaria clássica. Tudo isso com muito improviso e riso garantido para todas as idades. Um resgate ao mundo mágico do circo.

*Sexta-feira, 25/07
InkaClown Show
Cia. Circo Rebote| Brasília-DF
Direção: Atawallpa Coello
Duração: 40 minutos
Sinopse: InkaClown é um palhaço vindo das terras mais altas das Américas. Diretamente dos Andes, veio trazendo muitos truques, acrobacias, danças, equilibrismos e malabarismos. Acompanhado por sua “Lhaminha” acrobática, fará todos rirem e se emocionarem com suas peripécias. Através da música, das técnicas circenses e do jogo do palhaço, o artista conquista e cativa o público, seja por sua graça, seja por seu espetacular nível técnico.

Fonte: Secretaria de Cultura de Pernambuco
Foto: Renata Pires

Nenhum comentário:

Postar um comentário