quinta-feira, abril 03, 2014

Petrolândia: Praia do Sobrado, um paraíso (quase perdido) às margens do São Francisco

Praia do Sobrado, às margens do rio São Francisco em Petrolândia-PE (Fotos: Lúcia Xavier)
À saída da praia, os visitantes deixam o lixo que deveriam trazer de volta à cidade
Por onde passa o homem deixa seu rastro de poluição, mas esse deixou até o sapato.  

Neste blog, em várias ocasiões, já falamos sobre a beleza da Praia do Sobrado, localizada no Sítio do Letreiro do Sobrado, na zona rural de Petrolândia. Também, em diversas oportunidades, chamamos a atenção para a devastação que o turismo predatório tem deixado naquele local. No último domingo, 30 de março, durante visita de projeto de Educação Ambiental conduzido pela ARBio, do Prof. George Novaes, voltamos àquela localidade.

A Praia do Sobrado é um paraíso às margens do São Francisco, com águas cristalinas, faixa de praia com areia fina de cor avermelhada, embelezada pela vegetação da caatinga. Trata-se de um dos cartões postais do município de Petrolândia e já foi um pedaço de paraíso. Atualmente, sem bastar o fato de as águas do Lago de Itaparica estarem em nível muito abaixo do desejável, com muitos troncos e galhos submersos agora à tona, a praia do Sobrado está coberta de lixo. 

O município de Petrolândia é reconhecidamente rico em potencialidades turísticas, tem grandes atrativos e já existe um plano estratégico para estruturá-lo e tornar a cidade mais receptiva, preparada para receber o fluxo de turistas e novos empreendimentos. Porém, mais prioritária que a estruturação da atividade turística é a conservação dos nossos pontos turísticos. Afinal, de que adianta estruturar o arranjo produtivo do turismo se, ao final do processo, não tivermos mais o que mostrar aos visitantes?  

A Praia do Sobrado é apenas um exemplo. Outros dos nossos cartões postais também se deterioram rapidamente, como a Igreja Submersa e a Orla Fluvial, pelo turismo predatório, e o Mirante da Serrota, ameaçado pela urbanização sem controle e pela exploração agropecuária insustentável e irresponsável no seu entorno, assim como pelo lixo, onipresente em todos os lugares a que o homem tem acesso. 

Em todas as visitas que fizemos à Praia do Sobrado a satisfação de estar lá era maior do que a indignação de ver tanto lixo espalhado num lugar tão bonito. Mas, desta última visita voltamos tristes por vê-lo transformado em lixão, cada dia mais amplo, porque é realmente triste saber que estamos perdendo o nosso paraíso.  

Visita ao Sobrado em 19/01/2014>Degradação Praia do Sobrado (Assis Ramalho e Lúcia Xavier)
Visita ao Sobrado em 30/03/2014>Poluição na Praia do Sobrado (Lúcia Xavier)

Notícias relacionadas (clique para ler):
>Petrolândia: Projeto de Educação Ambiental da ARBio visita o Sítio Letreiro do Sobrado
>Poluição chega à Praia do Sobrado, em Petrolândia

Redação do Blog de Assis Ramalho
Fotos: Lúcia Xavier

Nenhum comentário:

Postar um comentário