terça-feira, abril 01, 2014

Petrolândia: Centro Beethoven divulga o Dia Mundial da Conscientização do Autismo


Nesta quarta-feira, 2 de abril, é comemorado o Dia Mundial de Conscientização do Autismo. O Centro Beethoven, centro de educação especial de Petrolândia, divulgou o seguinte recado em sua página na rede social Facebook: 

"Nós, que fazemos o Centro Beethoven de Petrolândia, convidamos todos a vestir uma peça de roupa azul! Registre esse momento com fotos e divulgue aqui: Facebook Centro Beethoven Petrolândia! A foto que possuir mais participantes ganhará destaque em nossa página!"

A página do Centro Beethoven também divulgou uma série de questões sobre o Autismo, Mitos e Verdades, que reproduzimos abaixo: 

Autismo, Mitos e Verdades

O MITO: Os autistas gostam de ficar sozinhos.
A VERDADE: os autistas gostam de estar com os outros, principalmente se sentir-se bem com as pessoas, mesmo que não participem, gostam de estar perto dos outros. Podem as vezes estranhar quando o barulho for excessivo, ou gritar em sinal de satisfação, quando seus gritos não são compreendidos, muitas vezes pensamos que não estão gostando.Tente interpretar seus gritos.

O MITO: os autistas não gostam das pessoas
A VERDADE: os autistas amam sim, só que nem sempre sabem demonstrar isto.Os problemas e dificuldades de comunicação deles os impedem de ser tão carinhosos ou expressivos, mas acredite que mesmo quietinho, no canto deles, eles amam sim, sentem sim, até mais que os outros.
O MITO: os autistas não entendem nada do que está acontecendo.
A VERDADE: os autistas podem estar entendendo sim. Nossa medida de entendimento se dá pela fala, logo se a pessoa não fala, acreditamos não estar entendendo, mas assim como qualquer criança que achamos não estar prestando atenção, não estar entendendo, de repente a criança vem com uma tirada qualquer e vemos que ela não perdeu nada do que se falou. O autista só tem a desvantagem de não poder falar. Pense bem antes de falar algo perto deles.

O MITO: os autistas têm mundo próprio
A VERDADE: os autistas têm dificuldades de comunicação, mas mundo próprio de jeito nenhum.O duro é que se comunicar é dificil para eles, nós não entendemos, acaba nossa paciência e os conflitos vêm.
Ensiná-los a se comunicar pode ser difícil, mas acaba com estes conflitos.

O MITO: os autistas são super inteligentes
A VERDADE: assim como as pessoas normais, os autistas têm variações de inteligência se comparados um ao outro. É muito comum apresentarem níveis de retardo mental.

O MITO: os autistas não gostam de carinho
A VERDADE: todos gostam de carinho, com os autistas não é diferente.Acontece que alguns têm dificuldades com relação a sensação tátil, podem sertir-se sufocados com um abraço por exemplo.Nestes casos deve-se ir aos poucos, querer um abraço eles querem, a questão é entender as sensações.Procure avisar antes que vai abraçá-lo, prepare-o primeiro por assim dizer.Com o tempo esta fase será dispensada.O carinho faz bem para eles como faz para nós. Trechos extraídos do site Universo Autista (www.universoautista.com.br)

Redação do Blog de Assis Ramalho
Reprodução Facebook Centro Beethoven de Petrolândia

Nenhum comentário:

Postar um comentário