terça-feira, abril 22, 2014

Agentes de Saúde lutam por jornada de trabalho de 30 horas semanais

Coordenadores da MNAS (Ednaiptan a esquerda e Samuel Camêlo a direita) defendem as 30 horas semanais para os Agentes de Saúde do Brasil, em ato realizado no Recife, em 11 de julho de 2013.

A MNAS - Mobilização Nacional dos Agentes de Saúde (ACS/ACE) defende a jornada de trabalho de 30 horas semanais para os Agentes de Saúde do Brasil. É defendido que a questão não envolve trabalhar menos, mas, melhorar a qualidade laborativa, melhorando, portanto, a qualidade dos serviços prestados aos comunitários. É notório que os Agentes de Saúde são os únicos trabalhadores da Atenção Primária que se expõe ao sol causticante. Tal realidade reflete diretamente na qualidade de vida e de trabalho desses profissionais.

Reduzir a jornada de trabalho para 30 horas semanais é possível e, hoje, várias prefeituras já estão aderindo a esta proposta. Um exemplo disto é a Prefeitura da Cidade de Americana, em São Paulo.

No dia 28 de fevereiro, a Prefeitura da Cidade de Americana garantiu a redução da jornada de trabalho dos agentes. O prefeito Diego de Nadai, assinou projeto de lei que reduz de 40 para 30 horas semanais a jornada de trabalho dos Agentes de Controle de Vetores, Agentes de Promoção em Saúde, Agentes de Saúde, Agentes de Saúde Comunitários e Visitador Sanitário. O ato beneficiou mais de 130 Servidores e toda a sociedade atendida por esses trabalhadores.

É importante destacar que tal feito somente foi possível com a pressão conjunta do Sindicato com os agentes.

Para fortalecer a luta pelo estabelecimento das 30 horas, a MNAS orienta a todos os agentes de saúde do Brasil para que divulguem esta proposta. Acesse as nossas postagens no Twitter, no Facebook ou em qualquer outra ferramenta interativas da organização e compartilhem com os seus amigos.

Desejamos que as 30 horas sejam estabelecidas em todo o Brasil!

Fonte: Mobilização Nacional dos Agentes de Saúde - MNAS

Nenhum comentário:

Postar um comentário