domingo, março 09, 2014

Petrolândia: Nathália Coelho compartilha recordações da jornada de padre Giovanni Malacrida na paróquia local

Padre Giovanni na Santa Missa deste domingo (9)
Foto: Assis Ramalho

Nathália Coelho compartilhou na rede social Facebook, o texto lido durante a Missa deste domingo, 9 de março, que marcou a despedida do padre Giovanni Malacrida e a recepção ao novo pároco local, padre Eduardo, que assume a Paróquia de São Francisco de Assis, em Petrolândia, auxiliado pelo pe. Antônio. Escreveu ela:

"Hoje, na Santa Missa, fizemos com simplicidade a recordação da vida do nosso querido Pastor, Padre Giovanni.

RECORDAÇÃO DA VIDA DE PADRE GIOVANNI

1- Giovanni Malacrida, nascido em 11 de junho de 1953, é italiano, filho de Vittorio e Maria. Tem três irmãos, e aos 25 anos tornou-se Padre. Iniciou seu ministério sacerdotal também na Itália, e em 1987 foi enviado como missionário ao Brasil, onde exerceu seu ministério na Baixada Fluminense, na Diocese de Nova Iguaçu, no Rio de Janeiro.

2- Padre Giovanni, retornou ao seu país de origem no ano 2000, e lá foi pároco de duas pequenas paróquias, pertencentes à Diocese de Mondoví, no norte da Itália. Em 2003 chegou a nossa paróquia de Petrolândia, para ficar ao lado do Padre Alfredo, das irmãs de São José, e no meio do nosso povo, e fazer juntos um pedaço de estrada na construção do Reino de Deus.

3- Padre Giovanni, na sua simplicidade e humildade, com seu carisma e paciência, logo cativou a todos nós petrolandenses. Sempre procurou viver com entusiasmo os ensinamentos de Cristo, propagou entre nós o amor fraterno, e sempre foi sinal do Cristo presente na vida da nossa gente.


4- Padre Giovanni, com o comunicado de retorno do Padre Alfredo a Itália, foi nomeado pároco de Petrolândia em 4 de outubro de 2008, no dia em que a nossa Igreja local, festeja São Francisco de Assis, o santo da simplicidade, do amor e da alegria. E nós sentimos muito forte essas mesmas características de Francisco, na vida e no dia a dia do nosso querido pastor.

5- Padre Giovanni é aquele padre que deixa transparecer no seu rosto, e no seu sorriso, o brilho de Jesus. Sempre dedicado, é aquele que é fermento na massa, que arregaça as mangas e vai a luta em todas as atividades pastorais da nossa Igreja. Sua presença foi muito marcante, sobretudo na caminhada das Santas Missões populares vivenciada na nossa paróquia.

6- Padre Giovanni, em 22 de fevereiro do ano passado recebeu o título de Cidadão Honorário de Petrolândia pela Câmara Municipal de Vereadores, em reconhecimento a sua atuação em prol da nossa comunidade. E em 16 de fevereiro deste ano, foi comunicado a sua transferência para a paróquia de Floresta, onde será esse pastor com cheiro de suas ovelhas em novas terras. Vai missionário do Senhor!

Vai, vai, missionário do Senhor, vai trabalhar na messe com ardor.
Cristo também chegou para anunciar: Não tenhas medo de evangelizar."

Reprodução Facebook Nathália Coelho
Foto: Assis Ramalho

Nenhum comentário:

Postar um comentário