terça-feira, janeiro 21, 2014

Petrolândia: Praia do Sobrado, um paraíso no Sertão de Pernambuco


Praia do Sobrado (Fotos: Assis Ramalho e Lúcia Xavier)

Família de Manoel Ribeiro da Agrovila 07 do Limão, curtindo a praia do Sobrado


Paula Ramalho, Lúcia Xavier e Assis Ramalho, sr. Antônio Leal e dona Elita Ramalho, Cláudio Ramalho, Luzanice Xavier e Civaneide Silva, da Construtora Rueta. À frente, Cláudio Filho (Foto: Ana Vitória Ramalho)

No domingo passado (19), visitamos a praia do Sobrado, em Petrolândia, no Sertão de Pernambuco, para um dia de lazer com a família. O Sítio Sobrado localiza-se a aproximadamente 40 Km do centro da cidade e o acesso é razoável. Podemos dizer que o Blog de Assis Ramalho nasceu nesse paraíso porque nossa primeira matéria foi realizada ali, em 2012. Portanto, nossa ligação com esse lugar não é apenas especial, mas umbilical.

Encontramos bastante larga a faixa de areia que forma a praia do Sobrado, consequência do recuo das águas do lago da Represa de Itaparica (Usina Hidrelétrica Luiz Gonzaga) registrado nos últimos meses, com a insistente estiagem e a redução da vazão das usinas ao longo do rio São Francisco.

Em nossa visita anterior ao local, em meados de 2012, a praia era pouquíssimo frequentada. Desta feita, encontramos vários carros grandes (D20), trazendo muitos visitantes para aproveitar o dia de sol e calor na paradisíaca praia. Com o turismo crescente, o Sobrado já recebe os primeiros sinais de progresso. Em barracas e mesas colocadas dentro do rio, grupos se divertiam e refrescavam ao mesmo tempo. Era o caso da família de Manoel Ribeiro, da Agrovila 07 do Limão Bravo, que se divertiam em um animado Piquenique

Como registramos em nossa passagem anterior no cartão postal de Petrolândia, nem tudo é beleza na praia do Sobrado. A marca registrada da intensificação da frequência no mais belo ponto turístico de Petrolândia é o lixo que costuma ser deixado para trás pelos visitantes. Garrafas PET, sacolas plásticas e latinhas de cerveja são o lixo mais comum, juntamente com sandálias perdidas no local.

Não sabemos, ainda, se a praia do Sobrado é pública ou propriedade privada. Certeza temos que a pedra do Letreiro, existente no local, é sítio histórico tombado pelo IPHAN. Infelizmente, não foi possível registrar, também, o estado atual dessa importante área do Sobrado nesta nossa terceira visita. Em 2012, observamos sinais de degradação naquele trecho.

A praia do Sobrado é um local quase deserto. A comunidade mais próxima, o assentamento da Associação dos Beneficiários do Projeto Dr. Miguel Arraes de Alencar-ABAMA, projetado pelo INCRA, luta para estabelecer no local os produtores rurais expulsos dos Sítios Mundo Novo, Lagoinha, Barrocão, Barriguda e Piancó, áreas desapropriadas pela FUNAI. A implantação do projeto se arrasta há cerca de cinco anos sem que nenhuma casa tenha sido construída.

Neste momento, a intensificação da visitação ao local já é evidente. Com a implantação do assentamento da ABAMA, a construção de um condomínio de luxo nas imediações e a possibilidade de o catamarã de Petrolândia também promover a visitação desse belo trecho do rio São Francisco, é mais do que necessário que sejam implantadas políticas públicas que venham a conciliar a construção da infraestrutura para o desenvolvimento, o fomento ao turismo e a preservação do patrimônio histórico do país e da beleza natural de Petrolândia.

Clique para ver mais fotos da praia do Sobrado>Sítio Sobrado - Petrolândia

Redação do Blog de Assis Ramalho
Fotos: Assis Ramalho e Lúcia Xavier