terça-feira, março 12, 2013

Petrolândia: Alunos da Escola 1º de Julho homenageiam “Dia Internacional da Mulher” nesta quarta (13)

O Blog de Assis Ramalho agradece ao convite recebido dos alunos da Escola Municipal 1º de Julho, localizada na Quadra 01 de Petrolândia, para prestigiar da homenagem ao “Dia Internacional da Mulher”.

O evento será será realizado nesta quarta-feira (13), às 19h00.

Da Redação do Blog de Assis Ramalho
Com informações de Edio Braga e alunos

Rodrigo Novaes solicita audiência pública para discutir situação das agrovilas de Petrolândia

Deputado Estadual Rodrigo Novaes (PSD)
Foto: Assis Ramalho
O deputado Rodrigo Novaes (PSD) fez pronunciamento na tarde desta terça-feira (12), na Assembleia Legislativa, solicitando Audiência Pública para discutir a situação de abandono das agrovilas localizadas no município de Petrolândia.

Novaes esteve no local, no último final de semana, reunido com mais de 400 produtores rurais, lideranças políticas e sindicais, onde teve a oportunidade de ouvir os problemas enfrentados pelas famílias que moram na localidade.

Apesar de a cidade contar com projeto de irrigação, onde os reassentados vivem em casas distribuídas em 16 agrovilas, produzindo coco, banana, manga, melão, cebola, abóbora e melancia, a área está passando por muita dificuldade.

"Os equipamentos estão obsoletos, o serviço de operação é deficiente, as estações de bombeamento não são automatizadas, não existe manutenção preventiva e o modelo de irrigação está superado", afirmou o parlamentar.

Para resolver a situação, uma Audiência Pública será marcada em breve e contará com a participação de representantes da Codevasf, Chesf, Secretaria de Agricultura do Estado, IPA, entidades sindicais e associações.

Da Redação do Blog de Assis Ramalho
Informações: Assessoria de Imprensa do Deputado Rodrigo Novaes

Petrolândia: Blog entrevista Vitor Hugo, Superintendente do INCRA, após reunião com associados da ABAMA

Fotos: Assis Ramalho
Nessa segunda-feira (11), aconteceu  em Petrolândia importante reunião entre a Associação dos Beneficiários do Projeto de Assentamento Dr. Miguel Arraes – ABAMA com representantes do INCRA.

A reunião, que foi realizada na sede do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Petrolândia, também contou  com o Diretor de Política Agrária e Meio Ambiente da FETAPE, Eraldo.

Há aproximadamente cinco anos atrás, famílias oriundas das comunidades de Mundo Novo, Lagoinha, Piancó, Barriguda e Vila Nova, sítios de Petrolândia, no sertão de Pernambuco, saíram de suas terras, desapropriadas pela FUNAI. Nesse processo, receberam a promessa do INCRA – Instituto de Colonização e Reforma Agrária de que seriam reassentados em outras áreas do município, através do Programa Nacional de Reforma Agrária. A fim de começarem uma nova vida, foi criado o Projeto de Assentamento Dr Miguel Arraes de Alencar, a ser instalado no Sítio Sobrado, na zona rural em Petrolândia.

O Governo Federal, através da FETAPE – Federação dos Trabalhadores na Agricultura do Estado de Pernambuco, liberou mais de R$ 5.000.000,00 (cinco milhões de reais) para que o INCRA aplicasse em benefício dessas famílias. Porém, passados quase cinco anos do êxodo de suas terras e do recebimento das promessas, a maior parte dessas famílias enfrenta ainda sofrimentos e humilhações. Alguns faleceram, outros entraram em processo depressivo e muitos convivem com a ociosidade, por terem sido retirados do lugar onde viviam e produziam seu sustento.

Logo após a reunião, a reportagem do Blog de Assis Ramalho entrevistou o Superintendente Regional do INCRA, Vitor Hugo. Ele garantiu que até junho deste ano, será iniciada a construção das casas para as 192 famílias que serão reassentadas no Sítio Sobrado. Disse ele:


''Eu acredito que chegou o momento e a intenção do Incra é de que, até junho, nós estejamos com essa situação definitivamente resolvida, com o início das construções destas casas. Esse prazo foi negociado internamente aqui no Sindicato com a Associação e a comissão de crédito" disse Vitor Hugo.

Vitor Hugo disse a nossa reportagem que já foram liberados R$ 1.150 mil, e que o restante só será liberado após a prestação de contas do dinheiro que já foi recebido pela Associação.

"O que foi liberado foi um milhão e cento e cinquenta e cinco mil reais. O restante do recurso está na conta da Associação para ser liberado. Mas só vai ser liberado depois que nós fizermos a prestação de contas dessa parcela que já foi paga.''

Acompanhe na íntegra a reportagem abaixo:

A nossa reportagem quis saber o porquê de tanta demora para a construção das 192 casas. O Superintendente do Incra disse:

''É verdade. A gente tem muitas dificuldades no atendimento destas famílias que foram retiradas indígenas. Então, são famílias que se alojaram na periferia da cidade ou estão dentro da cidade. Então realmente é uma situação muito difícil. E essa ação do governo, que é iniciada pela Funai, ela é repassada para o Incra em um determinado momento. E ao Incra cabe procurar terra para fazer o reassentamento de partes destas famílias. E é isso que nós estamos fazendo. Nós conseguimos já uma área com o governo do Estado onde nós vamos assentar 192 famílias, e é um trabalho que requer muito tempo porque são áreas que não tinham nenhuma infra-estrutura, e o Incra tem que começar toda a infra-estrutura. Desde a abertura da estrada, a área onde as pessoas vão trabalhar, a água para beber, a água de plantar. Então é um investimento alto que muitas vezes a gente não consegue os recursos no orçamento de um ano só. A gente vai fazendo paulatinamente à medida em que os orçamentos da União vão ter capacidade de atender. Então nós começamos com a habitação, e o processo de construção desta habitação nós tivemos vários percalsos, vários desentendimentos internos entre as famílias, com a associação entre eles mesmos, e a gente está fazendo o possível para resolver. Eu acredito que agora nesta reunião que nós tivemos hoje, que foi uma conversa muito franca, positiva, com o Sindicato presente, com a associação querendo resolver, e o Incra disponível para dar as condições para os encaminhamentos que eles fizeram. Então eu acredito que chegou o momento, e a intenção do Incra é de que até junho nós estejamos com essa situação definitivamente resolvida, com o início das construções destas casas. Esse prazo foi negociado internamente aqui no Sindicato com a Associação e a comissão de crédito. O dinheiro quase todo está disponível. Só uma parte muito pequena vai ser complementada com o orçamento de 2013, mas como nós já fizemos o empenho prévio. Então o recurso nós podemos dizer que está assegurado para a gente construir as 192 casas. 

Perguntamos se ele confirma para junho o início da construção das casas.

''Esse prazo até junho é um prazo que nós estamos nos dando para sermos cobrados por eles. É a solução das RB e início das obras. Porque na verdade um processo desse de construção de 192 casas ele não se esgota em um prazo curto. Ele vai levar um prazo de médio a longo tempo, por que a infra-estrutura lá nessa região (Sobrado) é muito precária. Ainda falta acesso, nós temos uma estrada que foi construída pelo Incra, mas já tem mais de três anos que ela foi aberta, então hoje ela já precisa de reparos. Mas nós garantimos que até junho nós vamos está em pleno início de obra''.

Sobre o dinheiro que já foi liberado para uma determinada empresa de construção, que não tem cumprido com as suas responsabilidades.


"Nós temos conhecimento e estamos acompanhando o processo. Paulatinamente, a empresa ao longo deste período em que foi paralisado, ela vem entregando alguns materiais''.

Nossa reportagem lembra que o material entregue pela empresa se encontra danificado no Sítio Sobrado:

"É verdade. Por isso nós estamos indo para a área (Sítio Sobrado) agora, junto com o Sindicato e a Associação, e vamos fazer uma avaliação dos tamanhos destes prejuízos que está sendo dito, para a gente verificar o que é possível ainda, para a gente receber este material que é entregue. Então nós vamos fazer esse levantamento e temos uma boa pauta de negociação com a possibilidade de a gente dar início em junho e concluir esse processo.

Perguntamos se a burocracia não tem atrapalhado o início das construções das casas.

''Eu não posso dizer que burocracia atrapalha. Burocracia são os meios de controle. Se nós não tivéssemos os meios burocráticos de acompanhamento, aí sim eu poderia dizer que o prejuízo seria grande. O que foi liberado na verdade foi um milhão e cento e cinquenta e cinco mil reais. E deste um milhão e cento e cinquenta e cinco mil, nós vamos levantar o material que foi entregue para abater do que foi pago, para a gente passar a fazer a cobrança judicial de quem não cumpriu com a sua obrigação''.

A nossa reportagem pediu para que Vitor Hugo confirmasse a quantia em dinheiro que já foi liberado para a associação:

"O que já foi liberado foi um milhão e cento e cinquenta e cinco mil reais. O restante do recurso está na conta da associação para ser liberado. Mas só vai ser liberado depois que nós fizermos a prestação de contas dessa parcela que já foi paga."

Perguntamos se estava saindo otimista da reunião?

''Eu saio otimista, porque a manifestação de todos os presentes é no sentido de dar solução ao problema. E quando todos querem, e agora eu estou vendo isso, a gente pode resolver o problema. Anteriormente havia muitas divergências internas, mas agora eu vi uma unidade de pensamentos e vontade de resolver o problema''.

Da Redação do Blog de Assis Ramalho
Fotos: Assis Ramalho

Paulo Afonso: Chesf doa terreno para construção da Univasf

Foto: Chesf-APA/divugação
No próximo dia 14 (quinta-feira), às 9h, a diretoria da Companhia Hidro Elétrica do São Francisco (Chesf) participa de ato público, no bairro Sal Torrado II, em Paulo Afonso (BA), para doação de terreno de 96 mil m². No local, será instalado campus da Universidade do Vale do São Francisco (Univasf), uma grande conquista para a área polarizada pela cidade, que abrange 22 municípios de quatro estados - Sergipe, Alagoas e Pernambuco, além da Bahia.

Segundo o diretor Administrativo da Chesf, Pedro Alcântara, o objetivo da empresa é facilitar a implantação da universidade, que irá contribuir para ampliar as oportunidades para os 500 mil habitantes da região. “Prestes a completar 65 anos, a Companhia reafirma seu empenho pelo fortalecimento das instituições públicas e pelo progresso da cidade”, afirmou.

No último dia 7, o reitor da Univasf, Julianeli Tolentino de Lima, esteve na Sede da Chesf, em Recife (PE), e adiantou que o campus a ser construído no local se dedicará à área de Saúde e oferecerá, inclusive, curso de Medicina. Ele destacou a importância do apoio que a universidade está recebendo da Chesf.

Da Redação do Blog de Assis Ramalho
Informações: Chesf-APA-Paulo Afonso

Petrolândia: Candidatos do Programa Ganhe o Mundo fizeram provas nesta segunda-feira (11)

Nessa segunda-feira (11), os alunos das escolas estaduais no município de Petrolândia, que se inscreveram no Programa Ganhe o Mundo, da Secretaria Estadual de Educação de Pernambuco, foram submetidos à primeira etapa da seleção, realizando provas de conhecimentos. As provas foram aplicadas na Escola Jatobá, no centro da cidade.

Os alunos aprovados nessa prova irão participar de curso de inglês com o Prof. Jorge Monteiro, professor do grupo Multi Holding. Segundo o professor, no treinamento de seis meses, os alunos aprendem "como falar, aprender a ouvir e entender, que é o mais importante no inglês, ao contrário do que todos pensam. As provas que eu faço durante o curso, as entrevistas de rotina com eles, vão capacitá-los para a viagem de intercâmbio, que só os melhores vão conquistar." 

Dois alunos da EREM Maria Cavalcante Nunes viajaram, há pouco mais de um mês, em intercâmbio de língua inglesa. Yuri Lima está na Austrália e Itaynara Brasil, em Nova Zelândia. Ambos participaram de curso com Jorge Monteiro.

Em primeira mão, o professor Jorge Monteiro antecipou à reportagem do Blog de Assis Ramalho que brevemente Petrolândia vai receber uma nova escola de inglês, franquia da renomada Microlins.

Da Redação do Blog de Assis Ramalho
Com informações do Prof. Jorge Monteiro

Petrolândia: Dona Lourdes, da Quadra 07, é aniversariante desta terça (12)

Nesta terça-feira, 12 de março, a aniversariane do dia é dona Lourdes, que reside na Quadra 07 de Petrolândia. Seu filho, Weder Antonio, atualmente residente na cidade de Conselheiro Lafayette, em Minas Gerais, deixa no Blog de Assis Ramalho a sua homenagem:

"Parabéns! Desejo muita saúde a essa mãezona que me orgulho muito de tê-la. Devo muito a essa pessoa maravilhosa. Ela é pai e mã, ela é tudo. Que Deus a abençoe, minha mãe."

Parabéns, dona Lourdes! Felicidades e muitos anos de vida e saúde. Parabéns, Weder, por valorizar a sua mãezinha, neste tempo em que o respeito e carinho dentro das relações familiares estão se tornando tão frágeis pelo mundo a fora.

Da Redação do Blog de Assis Ramalho

Em entrevista ao Blog, novo prefeito de Carnaubeira da Penha diz que recebeu o município sucateado

Dr. Neto - Prefeito de Carnaubeira da Penha(foto: Assis Ramalho)

O novo prefeito do município de Carnaubeira da Penha, sertão de Pernambuco Dr Neto, conversou com nossa reportagem neste domingo(10),e falou da situação deplorável que encontrou a prefeitura municipal.

Neto disse que encontrou o município de cabeça pra baixo. por conta disso, ele afirma que não teve se quer, o direito de sentar no birô no seu primeiro dia de trabalho, por que o único birô que existia estava sem cadeiras.

O prefeito revoltado com o descaso administrativo, ainda informou que todos os departamentos se encontram sem condições para que sua equipe pudesse iniciar os trabalhos. “A frota de veículos se encontra toda sucateada, faltando pneus, baterias,etc. O prefeito também afirmou que somente de energia encontrou  um débito de R$ 140 mil.

Acompanhe abaixo as declareções do prefeito a nossa reportagem:

‘’Carnaubeira da Penha, eu posso dizer que nos pegamos uma cidade da gestão anterior, onde nos encontramos um município de cabeça para baixo, mas nós estamos na incumbência de daqui para junho ou julho, colocar ela na posição certa. Com isso nós já limpamos as ruas, já colocamos sete médicos no Hospital. Com isso o Hospital já está funcionando. Nós também pegamos a frota toda sem pneu, mas nos já calcamos toda a frota móvel do município. Nós já colocamos água em 70% nas torneiras dos usuários. Nós já estamos com uma patrol fazendo as estradas do município. Então eu posso dizer que, quem andar lá hoje, já vai ver que Carnaubeira já está com cara de cidade.

Nós encontramos débito de R$ 140 mil de energia, encontramos débito de R$ 9 mil de telefone, encontramos R$ 1.400 mil. De débito de INSS, sem falar de béns do município que desapareceu. Nós estamos com uma sidicância particular para fazer uma auditoria para levantar todos os béns do município que foi desapareceu

Dr Neto também afirmou a nossa reportagem que ao assumir, só encontrou na prefeitura um birô mas não pode sentar por que não tinha cadeiras.

'' Quando recebi a prefeitura, só tinha um birô do prefeito por que era em mármore e era fixado. Mais eu posso dizer que não tinha uma cadeira para sentar. Nós encontramos débito de R$ 140 mil de energia, encontramos débito de R$ 9 mil de telefone, encontramos R$ 1.400 mil de débito de INSS, sem falar de bens do município que desapareceu. Nós estamos com uma sindicância particular para fazer uma auditoria para levantar todos os bens do município que foi desapareceu''

Da Redação do Blog de Assis Ramalho