quarta-feira, março 06, 2013

Data Magna de Pernambuco, 06 de março é comemorado na Assembleia Legislativa

Eleita em 2007 como a Data Magna de Pernambuco, em virtude de seu caráter libertário, a Revolução de 1817 foi celebrada pela Assembleia Legislativa de Pernambuco, na manhã desta quarta-feira, 06 de março. Deputados, alunos da rede estadual de ensino e representantes da Maçonaria homenagearam o movimento pernambucano, que defendeu a Proclamação da República, o fim dos impostos e a elaboração de uma constituição democrática, ideias inovadoras no início do século 19.

Domingos José Martins, Antônio Carlos de Andrade e Silva e Frei Caneca lideraram a Revolução, deflagrada em 06 de março de 1817. Eles instalaram um governo provisório, que também defendia a liberdade religiosa e de imprensa. Após dois meses de lutas, as tropas portuguesas venceram e os líderes foram condenados à morte.

Em 2007, a deputada Terezinha Nunes, do PSDB, foi autora de projeto de lei que sugeriu a criação de uma Data Magna para Pernambuco. Mais de cem mil pessoas votaram entre cinco datas históricas. Com 33% dos votos, venceu a Revolução de 1817.

O presidente da Assembleia, deputado Guilherme Uchoa, do PDT, destacou a coragem do povo pernambucano, que protestou contra o absolutismo do império português. O parlamentar também ressaltou a importância de homenagear a Revolução de 1817.

Segundo Terezinha Nunes, milhares de pessoas morreram durante o movimento, pois defendiam a liberdade em relação a Portugal. A deputada ainda salientou o objetivo de tornar a homenagem à Revolução Pernambucana uma comemoração nacional.

O representante da Maçonaria, grão-mestre Antônio do Carmo Ferreira, salientou que a Revolução de 1817 foi organizada pelos maçons. Ele apontou que o movimento tornou irreversível a independência do Brasil. Ao final da cerimônia, uma coroa de flores foi colocada junto à bandeira de Pernambuco, em homenagem aos líderes e outros participantes da Revolução.

Assembleia Legislativa de Pernambuco
Foto: João Bita

Petrolândia: Vereadora Dona Santa explica origem do feriado municipal em 06 de março

Vereadora Dona Santa (PPS)
Foto: Assis Ramalho
Através do Projeto de Emenda à Lei Orgânica do Município de Petrolândia, nº 010/2006, foi instituído o feriado de 06 de Março, que comemora o dia em que ocorreu a transferência oficial da localidade da sede do município, em função da construção do lago de Itaparica para a Usina Hidroelétrica Luiz Gonzaga.

Sobre a instituição do feriado municipal, na manhã desta quarta-feira (06), Assis Ramalho, correspondente e reporter da RBN-Rádio Bahia Nordeste (Paulo Afonso-BA), emissora que é ouvida em Petrolândia através da sintonia AM 950, entrevistou a vereadora Dona Santa (PPS), autora do Projeto de Emenda à Lei Orgânica. A entrevista foi transmitida ao vivo , para o programa jornalistico "Primeira Hora", apresentado  por Marcelo França.

Na época, Dona Santa ocupava a presidência da Câmara de Vereadores de Petrolândia, sendo a primeira mulher a ocupar o cargo.

A vereadora Maria do Socorro Santos de Souza,  Dona Santa, esclareceu os motivos para a instituição desse feriado no calendário oficial de Petrolândia. Leia abaixo o relato da vereadora.

"Em 2006 fiz um projeto de Lei  nº 010/2006, de minha iniciativa, com apoio total dos petrolandenses, para oficializar o dia 06 de março como sendo a data que marcou mais uma página da História de Petrolândia: a mudança da Petrolândia Velha para a Nova Petrolândia.

Essa data, no ano de 1988, foi um dia emocionante, com a chegada do nosso Padroeiro, São Francisco de Assis, à Praça dos Três Poderes, na nova cidade, com a participação de padre Henrique, do Juiz de Direito e outras autoridades, como vice-prefeito, vereadores e todas as famílias petrolandenses.

Naquela oportunidade foi lida a ata da mudança de cidade, que serve de documento oficial para as necessidades que surgirem em relação a esse dia, 06 de março, data que deixou grandes recordações dos momentos finais da transferência de São Francisco de Assis e de seu povo da Velha Cidade para a Nova Petrolândia.

Esse projeto foi elaborado por mim com o objetivo de levar essa história petrolandense para os adolescentes e crianças e,também, àqueles que não conheceram a origem e o desenvolvimento da nossa cidade. Essa data também prestigiou uma das nossas escolas municipais (Escola Municipal 06 de Março, situada na Quadra 17), que recebeu esse nome para homenagear essa grande data."

Da Redação do Blog de Assis Ramalho
Foto: Assis Ramalho

Tacaratu: Escola João Batista de Vasconcelos é referência em aprovação nos vestibulares 2013

Escola João Batista de Vasconcelos 

Inaugurada em 20 de março de 1966, localizada no Sertão do Submédio São Francisco, Tacaratu - Pernambuco, essa escola tem contribuído desde a sua fundação com a educação do nosso país. Este ano, quando comemora 47 anos de trabalho e dedicação à cultura e aprendizagem de seus educandos, a equipe docente e demais funcionários sentem-se orgulhosos dos resultados alcançados pelos seus vestibulandos em várias instituições de Ensino Superior e técnico do país. Resultado este, que é fruto do comprometimento de toda equipe pedagógica, em parceria com a comunidade escolar, e que só vem ratificar a importância de uma instituição coesa em sua proposta. 

Em 2010, passa a funcionar como Escola de tempo semi - Integral, com uma proposta de formação interdimensional de seus educandos tornando-se escola de Referência em Ensino Médio.

Segundo a Secretaria de Educação do Estado de Pernambuco, entende-se: "Educação Integral é um programa criado pelo Governo do Estado de Pernambuco, por meio da Secretaria de Educação, com objetivo de reestruturar o ensino médio pernambucano, oferecendo jornada ampliada de ensino aos jovens. O Programa de Educação Integral pauta-se pela visão da educação interdimensional como espaço privilegiado do exercício da cidadania e empenha-se no sentido de fazer do protagonismo juvenil um traço importante de sua estratégia educativa.

Por três anos, nessa escola, o jovem que quiser chegar ao mundo privilegiado do conhecimento, da pesquisa e da especialização profissional não fica na fronteira tradicional do conhecimento, memorizando fórmulas estranhas. Sua formação nessa escola propõe-se a torná-lo autônomo, solidário e produtivo."

Neste contexto, parabenizamos a todos os aprovados e ressaltamos o nosso desejo de obtenção de sucesso e realização profissional:

Aldo José de Lima - Ciências Biológicas
Andreza Kelly  Nunes de Souza- Psicologia
Bianca Carvalho Queiroz - Psicologia
Clécio Gomes Barbosa - Matemática
Dara Vitória de Araújo Silva - Engenharia Civil
Èrica Jaine  Gomes Nascimento Silva - Direito
Érica Regiane Jesus Cassemiro - Farmácia
Heverton Lucas da Silva - Enfermagem
José Ismael Freire da Silva - Odontologia
Leonardo de Souza Torres - Odontologia
Luciano Xavier Gomes  - Fisioterapia
Maise Cristina - Biomedicina
Marcela Dreyely da Silva Lins - Fisioterapia
Maria Carla dos Santos - Biologia
Maria Rayane da Silva Santos - Biomedicina
Murilo Barbosa de Queiroz- Enfermagem
Nadja Natália Araújo J. da Silva - Odontologia
Olga Regina da Silva Santos - Fonoaudiologia
Priscila Alexia Estevam Dias - Odontologia
Renata Kelly  Oliveira- Odontologia
Roberta Mikaela da Silva Nunes - Biomedicina
Rodrigo João de Oliveira - Matemática
Rodrigo Vitor de Oliveira Ramos Silva - Engenharia Civil
Sidnéia de Souza - Farmácia
Vinicius Torres de Carvalho - Engenharia Civil
Wesley Igor de Carvalho Lima - Educação Física

Da Redação do Blog de Assis Ramalho
Texto: Eliane Mª do Nascimento Menezes /Ivan Nóia Carvalho ( Tacaratu.Com)

Petrolândia: Sindicato dos Trabalhadores Rurais faz abaixo-assinado solicitando pavimentação de estradas


O STR-Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Petrolândia fez um abaixo-assinado, nos termos reproduzidos nesta postagem, solicitando a pavimentação de estrada que liga comunidades da zona rural à Rodovia PE-316.

Como resultado dessa mobilização, os associados do STR-Petrolândia esperam melhorias no escoamento da produção agrícola dos lotes localizados nos projetos Apolônio Sales, Icó-Mandantes e no acesso a diversas localidades da zona rural. Atualmente o acesso a algumas delas é realizado de forma precária, em estradas de terra, com alguns trechos de difícil acesso para veículos de pequeno porte. Eis o texto do abaixo-assinado:

"O Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Petrolândia, através de sua Secretaria de Política Agrícola e Política Agrária e Meio Ambiente, em consonância com os agricultores, vem por meio deste abaixo-assinado externar e solicitar ao Governador do Estado de Pernambuco, Senhor Eduardo Henrique Accioly Campos, e ao Secretário de Agricultura do Estado, Senhor Ranilson Brandão Ramos, a necessidade do asfaltamento de 58 Km (cinquenta e oito quilômetros) de estrada, ligando a cidade de Petrolândia, partindo do Perímetro Irrigado, que são os Projetos Apolônio Sales, Projeto Icó e Projeto Mandantes, à Rodovia PE-316. Perímetros estes que são responsáveis pela principal fonte de renda, de forma direta, dentro do município, assim como também compõem o quadro estadual.

Vale salientar que tal melhoria favorecerá o transporte das culturas ali produzidas, e vislumbra o favorecimento de todos, comportando os agricultores e a população em geral, vindo a atender, também, 04 (quatro) assentamentos da Reforma Agrária, quais sejam: Assentamento Miguel Arraes, com 192 (cento e noventa e duas) famílias, Assentamento Lagoinha, com 18 (dezoito) famílias, Assentamento Volta Redonda, com 05 (cinco) famílias, Assentamento Januário Moreira, com 142 (cento e quarenta e duas) famílias. Os Perímetros Irrigados contam com aproximadamente 1.400 (um mil e quatrocentas)
famílias.

O atendimento dessa demanda viabiliza a vida dessas famílias, com melhores condições de deslocamento para a cidade, melhor acesso à escola, à saúde e a feira, pois a estrada que lá existe encontra-se em condições precárias há longos e duradouros anos."

Da Redação do Blog de Assis Ramalho

Petrolândia: COMPESA conserta rompimento em tubulação que provocou falta d'água nesta terça-feira (05)

Fotos: Assis Ramalho
A cidade de Petrolândia esteve por quase 20 horas sem água nas torneiras. O problema foi ocasionado pelo rompimento de um cano na rua Lídia Aragão, próximo à Vila dos Pescadores, ocorrido no final da tarde desta terça-feira (05).

Segundo informações de Fabrício, servidor da COMPESA-Companhia Pernambucana de Saneamento, a tubulação já foi consertada e, pouco depois do meio dia, os funcionários da concessionária de água estavam se dirigindo à ETA para religar as bombas.

Neste momento, a água começa a chegar nas primeiras quadras.

Da Redação do Blog de Assis Ramalho
Fotos: Assis Ramalho

Petrolândia: Empresária Verônica Delgado é aniversariante desta quarta-feira (06)

A empresária petrolandense Verônica Delgado comemora nesta quarta-feira, 06 de março, feriado municipal, mais um ano de vida.

O Blog de Assis Ramalho deseja a Verônica, nossa parceira da Delgado Construções, muitas felicidades, sucesso, saúde e prosperidade.
Da Redação do Blog de Assis Ramalho
Foto: Verônica Delgado/Facebook (reprodução)