terça-feira, fevereiro 12, 2013

Petrolândia: STR e produtores das Agrovilas da Reta ocupam EB-1 do Projeto Barreiras

Foto
EBV-1 do Bloco 02 - Projeto Barreiras
Fotos: Assis Ramalho
Foto
 José Maurício (STR-Petrolândia)
Duas bombas estão funcionando
Foto
Base da motobomba enviada para conserto
No final da tarde desta segunda-feira (11), os presidentes dos Sindicatos de Trabalhadores Rurais de Petrolândia e de Tacaratu, José Maurício e Júnior, respectivamente, acompanhados de aproximadamente trinta produtores rurais das agrovilas da Reta, ocuparam as instalações da Estação de Bombeamento 1 (EB-1) do Bloco 02 do Projeto Barreiras. A reportagem do Blog de Assis Ramalho visitou o local na manhã desta terça-feira.

A ocupação é uma mobilização dos produtores para que seja realizado o conserto de uma das motobombas da estação, que foi levada para manutenção, após colapso da EB-1 devido à inundação que o prédio sofreu há cerca de um mês, por conta de fortes chuvas.

Na ocasião, as três bombas da EB-1 foram danificadas. Duas delas voltaram a funcionar, após manutenção da Codevasf. A terceira foi levada para conserto e até hoje permanece em Itaparica. Os produtores alegam que, com duas bombas em ação, a água é liberada de 21h30 às 05h00 da manhã, sendo o período insuficiente para atender às necessidades das agrovilas. Após a ocupação da EB-1, a água está sendo liberada o dia inteiro para os produtores.

Segundo José Maurício, presidente do STR-Petrolândia, nestes 30 dias sem abastecimento regular de água para irrigar as plantações, "a perda é enorme, incalculável". Afirma também que está aguardando contato da direção da Chesf e da Codevasf, de Petrolina, que não deram nenhum retorno sobre o problema.

Os produtores prometem ficar no local até que a terceira motobomba seja reposta e volte a funcionar.

Em conversa com a nossa reportagem, o agricultor Edmilson José dos Santos desabafou. "É o terceiro prejuízo que eu levo em menos de um ano por falta de água. A gente tem compromisso de, quando chegar o final do mês, pagar os trabalhadores, os adubos que a gente fica devendo no comércio, entre outras despesas. Eu produzo, na minha roça, cebola, melão, tomate, que são produtos que custam muitas despesas. E, assim como eu, tem muitos agricultores que estão desesperados, sem saber o que fazer com os prejuízos nas suas roças, que são grandes. Alguma coisa tem que ser feita", disse Edmilson.

Para ver as fotos tiradas na EB-1 na manhã desta terça-feira, clique no atalho abaixo.
Clique>STRs e produtores rurais ocupam EB-1 Barreiras

Da Redação do Blog de Assis Ramalho
Fotos: Assis Ramalho

Petrolândia: Prof. Roberto Oliveira convida escolas a participar da XVI OBA e VII MOBFOG

O professor Roberto Oliveira, da EREM Maria Cavalcante Nunes, de Petrolândia, convida todas as escolas deste município para participarem da XVI Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica.

A OLIMPÍADA BRASILEIRA DE ASTRONOMIA E ASTRONÁUTICA (OBA) e a MOSTRA BRASILEIRA DE FOGUETES são organizadas anualmente pela Sociedade Astronômica Brasileira (SAB), em parceria com a Agência Espacial Brasileira (AEB).

A OBA e a MOBFOG são eventos abertos à participação de escolas públicas ou privadas, urbanas ou rurais, sem exigência de número mínimo ou máximo de alunos, os quais devem preferencialmente participar voluntariamente. Podem participar da OBA e da MOBFOG alunos do primeiro ano do ensino fundamental até alunos do último ano do ensino médio. 

A OBA e a MOBFOG ocorre totalmente dentro da própria escola, tem uma única fase e é realizada toda ela dentro de um só ano letivo, deste modo os certificados e medalhas são recebidos pela escola no mesmo ano letivo. Ao final da OBA e da MOBFOG todos alunos recebem um certificado de participação impresso com o seu nome e, se ganhou alguma medalha, o tipo dela também consta do certificado. E se ganhou medalha, claro, ele a recebe, a qual em geral é cunhada em metal ou acrílico. Todos os professores envolvidos no processo e também os diretores escolares recebem os seus certificados. Aliás, até a escola recebe um certificado com o nome dela. Veja todos os detalhes no regulamento da OBA e veja também detalhes sobre a MOBFOG nas Instruções sobre a VII MOBFOG.

As datas limite do cadastro das escolas são:

13/03 - Data final para atualizar a ficha de cadastro na extranet e recebimento de cadastros de novas escolas.

09/05 - Data limite para lançar os foguetes da VII MOBFOG.

10/05 - Dia de aplicação das provas da XVI OBA.

Entre os meses de novembro e dezembro, as escolas realizarão as entregas dos certificados e eventuais medalhas aos seus alunos, numa pomposa cerimônia, com a presença de todas as autoridades locais, rádio, TV, jornais, Prefeito e Secretário da Educação.

O professor Roberto Oliveira, laureado em Licenciatura em Física pela UFRPE (2011), docente  espera contar com a participação de todas as escolas de Petrolândia.

Para mais informações sobre a OBA e sobre a MOBFOG, clique no atalho abaixo.
Clique>www.oba.org.br

Da Redação do Blog de Assis Ramalho
Com informações do Prof. Roberto Oliveira

Campanha da Fraternidade 2013 da CNBB tem a juventude como tema

A juventude será o tema da Campanha da Fraternidade a ser lançada nesta quarta-feira (13) pela Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB). O tema propõe uma reflexão sobre a atual condição dos jovens na sociedade e foi escolhido no ano em que o Brasil será a sede da Jornada Mundial da Juventude. O encontro reunirá jovens católicos de todo o mundo no mês de julho, no Rio de Janeiro.

O tema da campanha este ano é Fraternidade e Juventude e o lema é “Eis-me aqui, envia-me!”. Esta é a edição número 50 da campanha, realizada anualmente pela Igreja Católica, sempre no período da quaresma. O lançamento está marcado para as 14h30 desta quarta-feira, na sede da CNBB, em Brasília, e contará com a presença de um representante do governo federal e de integrantes de movimentos de jovens.

No ano passado, o tema da campanha foi Fraternidade e Saúde Pública e as discussões mobilizaram a sociedade civil, os parlamentares e o governo.

Agência Brasil

Petrolândia: Bar e Balneário Roça de Samyr, sua opção de lazer

Fotos: Assis Ramalho e Lúcia Xavier
Na tarde desta segunda-feira (11), a reportagem do Blog de Assis Ramalho foi ao Bar e Balneário da Roça de Samyr, na estrada da Serrota, às margens do São Francisco.

Encontramos nossos amigos Vicente do Banco do Brasil e sua família. Aproveitamos para colocar a conversa em dia. Vicente é um dos organizadores do bloco Turma do Tacho.

Carlenildo, da CLD, com a família e amigos também curtindo o local, que tem uma área de lazer para a criançada.

Nesta terça-feira de carnaval, o Bar da Roça de Samyr recebe o pagode do grupo Seduzyr, para animar os foliões nesse feriadão.

Para ver mais fotos, clique aqui>Bar e Balneário de Samyr (11/02/13)

Da Redação do Blog de Assis Ramalho
Fotos: Assis Ramalho e Lúcia Xavier

Petrolândia: Barraca da Família Busca Pé é destaque na prainha

No passeio que fizemos à prainha, na Orla Fluvial de Petrolândia, na tarde desta segunda-feira (12), passamos também na Barraca Busca Pé, organização de Jirlene, Irineu e Merinha. Ali encontramos amigos petrolandenses e mais turistas em visita à nossa cidade.

Para ver todas as fotos tiradas na Orla Fluvial nesta segunda-feira de carnaval, clique no atalho abaixo.
Clique>Orla Fluvial (Prainha) - Segunda-feira de Carnaval 2013

Da Redação do Blog de Assis Ramalho
Fotos: Assis Ramalho e Lúcia Xavier

Tráfico de pessoas: Ligue 180, serviço de denúncias, será ampliado

O combate ao tráfico de pessoas foi intensificado com a participação na Central de Atendimento à Mulher - Ligue 180 Internacional. Só em 2012, o serviço recebeu 80 ligações com denúncias. A Secretaria de Políticas para as Mulheres informou que apenas nos três primeiros dias da semana passada, quando vieram à tona as denúncias de desmantelamento de uma rede de tráfico de pessoas na Espanha, o serviço recebeu 57 ligações.

A Central de Atendimento à Mulher - Ligue 180, por enquanto, atende apenas às pessoas que estão em Portugal, na Espanha e na Itália. O governo promete, no entanto, ampliar o serviço para mais dez países em todos os continentes. A ideia é lançar a ampliação do serviço no Dia Internacional da Mulher, em 8 de março.

Na Espanha, as brasileiras vítimas de violência devem ligar para o número 900 990 055, fazer a opção 1 e, em seguida, informar à atendente (em português) o número (61) 3799-0180. Em Portugal, os interessados devem ligar para 800 800 550, também fazer a opção 1 e informar o número (61) 3799-0180. Na Itália, podem ligar para o 800 172 211, fazer a opção 1 e, depois, informar o número (61) 3799-0180.

O Ligue 180 Internacional foi criado em novembro de 2011. Para o Brasil, o serviço funciona desde 2005 e registra mais de 3 milhões de atendimento em todo o território brasileiro, segundo a secretaria.

Agência Brasil

Petrolândia: Trailer de Gilberto, na prainha, reúne turistas

São Paulo
Garanhuns
Arcoverde
São José do Belmonte
Trailer Rio Lindo, Org. Gilberto e Denise
Na tarde desta segunda-feira (11), visitamos o principal ponto de banhos na Orla Fluvial de Petrolândia: a prainha. Ali, aproveitamos para comer um peixe no Trailer Rio Lindo, de Gilberto e Denise, colocado bem perto da água.

A barraca atrai muitos turistas que visitam a cidade e aproveitam para se refrescar às margens do São Francisco. Entre os clientes de Gilberto encontramos uma turma de São Paulo e visitantes das cidades pernambucanas de Arcoverde, São José do Belmonte e Garanhuns. 

Além de peixe com baião-de-dois, o Trailer Rio Lindo serve carne de bode, assada na hora, tiragostos e salgadinhos, e, claro, a tradicional cerveja gelada.

Para ver todas as fotos tiradas na Orla Fluvial nesta segunda-feira de carnaval, clique no atalho abaixo.

Da Redação do Blog de Assis Ramalho
Fotos: Assis Ramalho e Lúcia Xavier

Petrolândia: Prainha é um dos locais mais procurados no feriadão de carnaval

Prainha da Orla Fluvial de Petrolândia
A prainha, tradicional ponto de banho de rio, localizado na Orla Fluvial de Petrolândia, recebeu muitos turistas nesta segunda-feira (11), por conta do feriadão de carnaval. A reportagem do Blog de Assis Ramalho esteve no local na tarde da segunda de carnaval. 

Embora quase todo o comércio da cidade estivesse funcionando, muita gente aproveitou para relaxar e tomar banho de sol e de rio às margens do São Francisco. Alguns na areia, outros nas barracas que atendem o local. O movimento deverá ser maior nesta terça-feira, feriado oficial de carnaval, quando muitos banhistas vão procurar as águas do rio para aliviar o calor que está fazendo em nossa cidade.

Como ponto positivo, destacamos a presença da Polícia Militar, passando na área, inclusive na faixa de areia, em ronda ostensiva para garantir a tranquilidade dos frequentadores da prainha.

O ponto negativo foi ver homens tomando banho simplesmente de cueca. Além de deselegante, um desrespeito às moças, senhoras e crianças que procuram a prainha para um banho de rio.

Para ver todas as fotos tiradas na Prainha nesta segunda-feira (11), clique no atalho abaixo.
Clique>Orla Fluvial (Prainha) - Segunda-feira de Carnaval 2013

Da Redação do Blog de Assis Ramalho
Fotos: Assis Ramalho e Lúcia Xavier