domingo, dezembro 01, 2013

Petrolândia recebe implantação de 100 tanques-redes para ampliação da piscicultura com recursos do PAC 2 e aval do Prorural

Lourival Simões em evento do Prorural em Petrolândia
(Foto: Assis Ramalho)

O prefeito de Petrolândia, Lourival Simões, divulgou através do seu perfil no Facebook, que foi definido em reunião, realizada na sexta-feira, 29, a instalação de 100 (cem) tanques-redes no município, para produção de peixes no rio São Francisco. De acordo com o gestor municipal, a ação é fruto da parceira com o Território da Cidadania e o Fórum Regional da Piscicultura, através do financiamento do PROINF (recursos do PAC), com o aval do PRORURAL. 

"Atenderemos 100% das Associações existentes no Município, fechando o 1° Ciclo do que já havíamos pactuado. Ficará a cargo do Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural e Urbano Sustentável a distribuição do material e o acompanhamento das Associações beneficiadas. São investimentos da ordem de R$ 210.000,00 (Duzentos e dez mil Reais)", detalhou Lourival Simões.

Sobre a geração de empregos advinda da implantação do projeto, o prefeito respondeu que "a cada 32 tanques, você gera 12 empregos diretos e 24 indiretos, onde cada um dos 12 (produtores) chega a ganhar até mais de dois salários mínimos, trabalhando no associativismo, com 2 dias de plantão por 5 de folga por semana. A experiência que temos aqui, em cada associação produtiva, gira por mês algo em torno de 80 a 85 mil reais por mês, a um custo de 60 a 65 mil, lucro muito bom, afinal de contas, (são) quase 30% de lucro! Tira-se uma parte para proventos dos associados e o restante se guarda para investimento. Os resultados têm ficado acima do esperado. Temos espaço na área territorial para 200 associações desse porte. Hoje, temos 9 (projetos) em operação e em crescimento. Se tudo der certo, empregaremos, só nos projetos aquícolas, 2.500 empregos diretos, sem contar na possibilidade de plantas industriais para filetagem do pescado, gelo, fábrica de rações e por ai vai. Hoje, (considerando) o ganho em 1 hectare de água, se ganha 5 vezes mais do que se ganharia em 1 hectare de criação ou na agricultura. A perspectiva é investir cada vez mais (na atividade), pois é um mercado em franco crescimento!"

Notícia relacionada (clique para ler):

Redação do Blog de Assis Ramalho
Informações: Facebook Lourival Simões

Nenhum comentário:

Postar um comentário