quinta-feira, novembro 28, 2013

Petrolândia: Granja Santa Inês é destaque na produção de ovos de codorna no Sertão de Itaparica


A criação de codornas para a produção de ovos tem se desenvolvido de forma expressiva na Granja Santa Inês, em Petrolândia.

De acordo com a proprietária Juana Nogueira, a avicultura da sua granja está em franco crescimento com uma boa produtividade e rentabilidade que resultam do rápido crescimento das aves. 

A aposentada Joana Nogueira diz que iniciouu os trabalho de avicultura na sua granja em 2010, junto com o seu filho, Ricardo Nogueira. "No início foi apenas uma iniciativa para ocupar o meu tempo, já que eu sou aposentada do estado. Começamos com dois mil ovos de codornas, que compramos no Recife. Mas aos poucos fui tomando gosto pela coisa, e hoje produzimos em torno de 60 mil ovos por mês, sendo que destes 60 mil ovos, 14 mil são destinados para a merenda das escolas, através da Prefeitura Municipal de Petrolândia, para que as crianças tenham na refeição um alimento muito mais nutritivo", disse Joana Nogueira, relatando a importância do ovo da codorna.

Um ovo de codorna é equivalente em proteínas e calorias a um copo de 100 gramas de leite e contém mais ferro. Além disso, tem muita quantidade de minerais e proteínas, e tem proporções muito altas de vitaminas A, D, C, E, B1, B ², essencial para o desenvolvimento da criança e são recomendados para o período pós-menopausa. São de alta digestibilidade (97%) e menor teor de colesterol (0,7% contra 7% do ovo de galinha). O consumo de ovos de codorna é adequado tanto para crianças e adultos, idosos ou convalescentes 

A Granja Santa Inês,que além de fornecer ovos de codorna, e a própria codorna abatida para a merenda escolar da prefeitura de Petrolândia, comercializa os produtos também para o comercio de Petrolândia e cidades circunvizinhas, a exemplo de Tacaratú, Floresta, Belém de São Francisco Jatobá, entre outras. 

Joana Nogueira também destaca o uso da tecnologia para o crescimento da produção. "Esse aumento de produtividade pode ser atribuído ao uso de tecnologias na atividade, ao melhoramento genético a que as aves estão sendo submetidas e melhorias na nutrição. Meu sonho é que a Granja pruduza em breve, 5 mil ovos de codornas por dia", declarou Joana Nogueira.

A Granja Santa Inês fica localizada no Projeto Apolônio Sales, zona rural de Petrolândia. Telefone: (087) 3851-1076.

Da Redação do Blog de Assis Ramalho
Fotos: Assis Ramalho

Nenhum comentário:

Postar um comentário