segunda-feira, novembro 04, 2013

Canal Adutor do Sertão Alagoano leva água a municípios e povoados do estado

A previsão é de que a obra seja concluída em 2015 e atenda a mais de 128 mil habitantes

O ministro da Integração Nacional, Francisco Teixeira, participou, nesta segunda-feira (4), ao lado do governador de Alagoas, Teotônio Vilela Filho, da assinatura da ordem de serviço da obra de Integração do Canal Adutor do Sertão Alagoano com o Sistema Coletivo de Abastecimento de Água do Alto Sertão Alagoano.
“Essa ordem de serviço é muito representativa não só para governo de Alagoas como para o governo federal. Com a obra pronta, vamos reduzir muitos custos de operacionalização. Os recursos investidos serão aplicados para melhorar a estação de tratamento, oferecer mais água de qualidade e em quantidade maior”, afirmou Francisco Teixeira.

A obra, que faz parte do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), compreende a inversão de fluxo, ampliação e melhorias do Sistema Adutor do Alto Sertão de Alagoas, a partir da interligação com o Canal Adutor do Sertão Alagoano, cuja extensão total prevista é de 250 quilômetros.
A interligação está localizada no município de Água Branca, no km 36,8 do Trecho I do Canal do Sertão. A obra irá atender aos municípios de Água Branca, Canapi, Delmiro Gouveia, Inhapi, Mata Grande, Olho d’Água do Casado, Pariconha e Piranhas e mais 24 povoados.

“Esse empreendimento, que chamamos de Adutora do Alto Sertão, vai captar água do Canal do Sertão e levar água para oito municípios da região mais seca, mais árida do estado, que é a região de Delmiro Gouveia. Aproximadamente 150 mil sertanejos serão beneficiados com água na torneira, de qualidade, tratada”, disse Teotônio Vilela.

Ao todo, a integração do Canal Adutor com Sistema Coletivo de Abastecimento de Água do Alto Sertão levará água para consumo de mais de 128 mil habitantes, população prevista até o ano de 2035. Os recursos do PAC destinados à obra totalizam mais de R$ 89 milhões. A previsão é de que o empreendimento seja concluído em 2015.

Ministério da Integração Nacional
Assessoria de Comunicação Social

Nenhum comentário:

Postar um comentário