quarta-feira, setembro 04, 2013

Petrolândia: Projeto Jovens Empreendedores da Agroindústria Familiar do Icó Mandantes busca parcerias para fomento ao empreendedorismo e associativismo na região

"Nos próximos 10 anos, mais de 1.500 jovens estarão, no Projeto Icó Mandantes, ingressando na idade produtiva sem perspectiva de mercado de trabalho, se mantido o modelo de produção agrícola atual. As consequências disso são bastante previsíveis." "O maior desafio deste projeto é criar na comunidade do Icó Mandantes a cultura do empreendedorismo e associativismo."

Foi dado início nessa terça-feira (03/09/2013) à primeira etapa do Projeto Jovens Empreendedores da Agroindústria Familiar do Icó Mandantes – PROJEIMA, com a distribuição de cópias do projeto preliminar às diversas entidades que compõem a sociedade civil organizada de Petrolândia, no campo e na cidade, como Igreja, Católica e Evangélica, Sindicatos, CDL, Lions Clube, entre outros. Esta etapa, que vai até o final do corrente mês, visa buscar subsídios para o aprimoramento e elaboração do Projeto definitivo.

O objetivo geral do projeto é contribuir para inclusão sócio-produtiva e para permanência no campo dos jovens da zona rural do Projeto Icó Mandantes, para que sejam atores de transformações sociais e econômicas positivas, integrando a agricultura familiar à mini-indústria familiar como forma de agregar valor aos produtos primários, produzidos pelas próprias famílias, através do beneficiamento, transformação, industrialização de forma socialmente responsável, ambientalmente correta e financeiramente estável, colaborando para geração de trabalho e renda e incentivando a cultura empreendedora da agroindústria no Projeto Icó Mandantes.

A concepção do projeto parte do princípio que, nos próximos 10 anos, mais de 1.500 jovens estarão, no Projeto Icó Mandantes, ingressando na idade produtiva sem perspectiva de mercado de trabalho, se mantido o modelo de produção agrícola atual. As consequências disso são bastante previsíveis.

O Projeto Jovens Empreendedores da Agroindústria Familiar do Icó Mandantes - PROJEIMA é uma tentativa de reverter esta tendência de desagregação, silenciosamente anunciada, das famílias que formam as comunidades do Projeto Icó Mandantes. O mesmo sistema de produção familiar da agricultura irrigada pode ser, na sua concepção, utilizado para agregação de valor aos produtos primários aqui produzidos. Como exemplo, podemos citar: doce de banana, melancia, goiaba, tomate, mamão etc.  Tudo isto a um custo extremamente baixo da matéria prima, pois podem ser industrializados produtos que se perdem na roça, por não terem valor comercial.

O maior desafio deste projeto é criar na comunidade do Icó Mandantes a cultura do empreendedorismo e associativismo.

É um projeto apartidário. Precisará da colaboração de todos que se preocupam com o futuro da juventude da nossa cidade, bem como do nosso desenvolvimento econômico social e cultural particularmente do Projeto Icó Mandantes. Assim, todos que fazem a sociedade petrolandense, serão solicitados a colaborar, direta ou indiretamente, independente de bandeira política ou denominação religiosa: Poder Executivo, Poder Legislativo, Poder Judiciário, Igreja, Organizações da Sociedade Civil, etc.

Se alguma entidade da sociedade civil de Petrolândia não recebeu o projeto e pretende colaborar, por favor, entre em contato através do endereço citado no final desta comunicação.

A segunda fase do projeto terá início em outubro próximo, quando buscaremos apoio de órgãos governamentais e não governamentais.

Até a última etapa do projeto, prevista para outubro de 2015, quando deverão estar em funcionamento pelo menos 17 agroindústrias familiares, pretende-se trabalhar com pessoas que abracem a causa e queiram se engajar voluntariamente. Procurar-se-á obter o apoio de pessoas com vocação para ações sociais solidárias.

Idealizador do Projeto:
Paulo Campos Florentino
Sítio Campinho - Agrovila 03 Bloco 03 – Projeto Icó Mandantes 
Petrolândia - Pernambuco
CEP 56460-000
Email: pcamposflorentino@hotmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário