segunda-feira, setembro 23, 2013

Petrolândia: Profissionais de saúde recebem capacitação em detecção de sinais e sintomas do Câncer Infantil




O Núcleo de Apoio à Criança com Câncer (NACC), o Serviço de Oncologia do Instituto de Medicina Integral Prof. Fernando Figueira (IMIP)/Centro de Hematologia Pediátrica (CEHOPE), em parceria com a Secretaria Estadual de Saúde e Secretária Municipal de Saúde realizou, a primeira capacitação dos profissionais de PSF’s na “Detecção de Sinais e Sintomas do Câncer Infantil”.

A capacitação foi realizada na quinta-feira, 19 de setembro, reunindo os profissionais de nível superior (médicos, enfermeiros e dentistas) e de nível médio (Agentes Comunitários de Saúde, Auxiliar de Saúde Bucal e técnico em Enfermagem).

O objetivo da capacitação é apresentar os principais sinais e sintomas do câncer infantil, elevando as chances de detecção precoce da doença para agilizar o encaminhamento a um hospital de referência em Recife. Como resultado, pretende-se atingir maiores índices de cura.

De acordo com Júnior Galindo, "É muito importante a preocupação de todos os profissionais de saúde quanto ao diagnóstico precoce do Câncer Infantil, por isso estamos constantemente articulando redes para que as crianças e adolescentes cheguem rapidamente e tenham mais chances de cura."


Segundo o GRAACC-Grupo de Apoio ao Adolescente e à Criança com Câncer, atualmente, os métodos utilizados no tratamento do câncer infantil garantem altos índices de cura, perto de 70%. Mas, para se chegar nesse patamar, é fundamental o diagnóstico precoce.

Fique atento aos sinais e aos sintomas da doença:

- dores de cabeça pela manhã e vômito;
- caroços no pescoço, nas axilas e na virilha, ínguas que não resolvem;
- dores nas pernas que não passam e atrapalham as atividades das crianças;
- manchas arroxeadas na pele, como hematomas ou pintinhas vermelhas;
- aumento de tamanho de barriga;
- brilho branco em um ou nos dois olhos quando a criança sai em fotografias com flash.

Muitos desses sintomas são semelhantes aos de várias doenças infantis comuns, mas, se eles não desaparecerem em um prazo de 7 a 10 dias, volte ao médico e insista para obter um diagnóstico mais detalhado com exames laboratoriais ou radiológicos.

Para saber mais sobre o câncer infantil, clique aqui>www.graacc.org.br
Redação do Blog de Assis Ramalho
Informações: Júnior Galindo e GRAACC

Fotos: Assis Ramalho

Nenhum comentário:

Postar um comentário