quinta-feira, setembro 26, 2013

Manari (PE): 14 crianças de uma mesma escola são contaminadas por hepatite A

No distrito de Cercadinho, em Manari, no sertão do Estado, 14 alunos da Escola Municipal Nilo Coelho foram contaminados pelo vírus da Hepatite A. O surto foi identificado pela Secretaria Municipal de Saúde há pouco mais de duas semanas.

De acordo com a Secretaria, desde o diagnóstico, as crianças vem sendo acompanhadas por médicos do Posto de Saúde da Família (PSF) da cidade e recebendo tratamento em suas residências.

A preocupação agora é verificar possíveis focos da doença, uma vez que uma vistoria realizada na escola descartou que a contaminação tenha ocorrido através da água da escola. Até o momento, apenas uma residência do distrito foi identificada com foco de contágio, mas outras casas serão analisadas através da coleta de água na sexta-feira (27).



A secretária de Saúde do município de Manari, que possui o menor Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) do Estado, Sibele Monteiro, disse que o município é abastecido por água encanada da Compesa, carros-pipa e também por cisternas, que aparam água da chuva. De acordo com Sibele, o vilão está no transporte até às residências. “Acho que o problema está na distribuição por carros-pipa”, declarou. A comprovação deve ocorrer com os novos exames microbiológicos.

A secretária declarou ainda que nenhuma morte por hepatite foi registrada no município, mas revelou que além dos casos de hepatite, vários casos de diarreia ocorreram entre os meses de janeiro e março. Ainda de acordo com ela, “o saneamento é mínimo, mas estamos começando a andar na cidade (centro)”, disse.

Fonte: Folha de Pernambuco

Nenhum comentário:

Postar um comentário