quinta-feira, agosto 15, 2013

Jatobá: Cidadão indignado com onda de violência no município envia carta à Secretaria de Defesa Social de Pernambuco

http://2.bp.blogspot.com/-Oe2c3QsKTRE/Ubsye9o1eMI/AAAAAAACOVk/sTM6O1bauDY/s1600/palavra-do-leitor.jpg

Carlos Roberto Gomes Brito, residente em Jatobá, município do Sertão de Itaparica, cidadão indignado com os crimes que constantemente acontecem naquela cidade, principalmente roubos e assaltos, encaminhou carta à Secretaria de Defesa Social de Pernambuco, em atenção ao titular da pasta, Dr. Wilson Damásio.

A carta, enviada à SDS, com cópias para o Prefeito de Jatobá, Robson Leandro, e  Câmara de Vereadores do Município, foi recebida também pela reportagem do Blog de Assis Ramalho. Abaixo reproduzimos o documento, na íntegra.

'Jatobá, 12 de agosto de 2013

À Secretaria de Defesa Social de Pernambuco
Att. Dr. Wilson Damásio
MD Secretário de Estado

Assunto: Onda de violência que assola Jatobá-PE

Prezado Secretário,

Cumprimentando-o, venho por esta carta formalizar reclamação referente a onda de violência por que vem passando a outrora pacata cidade de Jatobá, e que hoje se encontra à mercê dos marginais, que atuam sem qualquer constrangimento durante o dia e noite neste Município.

Com V.Sa.deve saber, o município de Jatobá foi criado em tempo recente, através do desmembramento de Petrolândia, cuja cidade conta hoje com uma grande unidade da Polícia Militar de Pernambuco, além de unidades da Polícia Civil, que estão exercendo relativo controle sobre a população e visitantes.

Diversamente, o Município de Jatobá prescinde de uma estrutura permanente da Polícia Militar, salvo um pequeno destacamento desaparelhado, e que, a maior parte do tempo, permanece fechado. Ademais, é um município fronteiriço aos Estados de Alagoas, Bahia e Sergipe. Fica às margens do rio São Francisco, onde existem três travessias próximas uma da outra (Ponte de Itaparica, UHE Moxotó e Ponte de Paulo Afonso), assim como possui muitas rotas de fuga para os marginais se evadirem com total facilidade.



Em razão dessa falta de referência policial para a população, os assaltos se repetem a cada dia, com crescente violência, como foram os casos de recente assalto na única casa lotérica (correspondente bancário da Caixa) e ao Banco do Brasil (por duas vezes) existentes na cidade, e os constantes furtos (roubos) de veículos e motos à luz do dia, mediante assalto a mão armada, que, por sorte, até o momento não se converteram em latrocínios.

Não sei como as estatísticas estão chegando a V.Sa. com relação à região, mas, para os que vivem aqui, a cidade, que abrange o núcleo urbano do antigo acampamento (da Chesf) de Itaparica, virou um campo sem lei, onde as pessoas têm que se esconder em casa e, ainda assim, ficam sujeitas aos assaltantes que afluem das demais cidades da região, que possuem boa estrutura de segurança pública. Como é sabido, bandido procura o local mais desprotegido e despoliciado para perpetrar seus crimes.

Assim, na condição de cidadão deste Município, peço ao Ilustre Secretário que se digne de mandar uma comissão de técnicos em segurança pública para avaliar esta localidade, que hoje está entregue nas mãos dos malfeitores, e provavelmente enlameando as estatísticas e as metas que o Governo está fixando para a redução da violência em nosso Estado.

Carlos Roberto Gomes Brito - Cidadão Jatobaense'

Redação do Blog de Assis Ramalho
Fonte: Carta de Carlos Roberto Gomes Brito

Nenhum comentário:

Postar um comentário