quinta-feira, julho 11, 2013

Petrolândia: Com bloqueio de rodovias e passeata, MST protesta no município no Dia Nacional de Lutas

No Dia Nacional de Lutas, comemorado nesta quinta-feira(11), o Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) fez manifestações em todo o país, Segundo os organizadores do ato, o objetivo da mobilização é exigir a retomada da reforma agrária pelo governo no país.

Em Petrolândia, sertão de Itaparica, em Pernambuco, o MST  interditou a BR-316, no trevo de acesso a cidade, paralisando o trânsito na rodovia. Horas depois os manifestantes fizeram uma passeata no centro da cidade e ocuparam, por aproximadamente meia hora, a agência local do Banco do Brasil.

Uma das vítimas da paralisação do trânsito na BR foi o procurador-geral do Ministério Público do Estado de Pernambuco, Aguinaldo Fenelon de Barros, que se dirigia a Petrolândia para participar de audiência pública do Projeto Ministério Público nas Ruas.


Em conversa com a reportagem do Blog de Assis Ramalho, o procurador afirmou que aceitou pacificamente e não se identificou nem pediu abertura do bloqueio, pois é a favor das manifestações populares, desde que sejam pacíficas.

''É um direito que os trabalhadores tem, que é o de reivindicar, e todas as reivindicações pacíficas o Ministério Público apoia.  Eu esperei que o movimento parasse para poder vir, porque eu não ia furar o bloqueio de jeito nenhum. Ministério Público não fura bloqueio de trabalhadores."

A reportagem do Blog de Assis Ramalho perguntou ao procurador se ele não teria se identificado para ter facilidade de furar o bloqueio.

"Não dei carteirada e nem mandei polícia determinar que eu furasse o bloqueio porque o trabalhador precisa ser respeitado e ter os seus direitos. E uma coisa importante que eu observei é que eles (MST) estavam permitindo que as ambulâncias passassem, e isso me deixou tranquilo, porque o direito de greve é fundamental, é importante e necessário, mas que também se respeite o direito daquele que busca a vida, através de uma ambulância e um tratamento médico. E é isso que se deve respeitar, ter critérios quando acontecerem as paralisações e bloqueios. Então, eu parabenizo a todos os trabalhadores no dia de hoje se fizerem os movimentos de forma pacífica, porque eu sou contra os vândalos", finalizou'.

Para ver mais fotos, clique aqui>Passeata do MST em Petrolândia

Da Redação do Blog de Assis Ramalho
Fotos: Edson Rosa/Blog de Assis Ramalho

Nenhum comentário:

Postar um comentário