domingo, julho 28, 2013

Petrolândia: Aniversário dos 101 anos da ex-parteira Maria do Carmo Santos; fato marcante da semana que passou

 
Lúcida e bem-humorada, dona Maria do Carmo completou 101 anos na quinta-feira.
Fotos: Assis Ramalho 
 
Há 101 anos, no dia 25 de julho de 1912, nascia na Fazenda Nunes, zona rural do município de Tacaratu (PE), Maria do Carmo Santos. Residente em Petrolândia desde 1956, dona Maria do Carmo foi costureira e uma das parteiras mais solicitadas da cidade, realizando inúmeros partos dos quais nasceram, também, grandes amizades.

Mãe de 6 filhos, 19 netos e 18 bisnetos, dona Maria do Carmo é dona de uma lucidez invejável.

Nesta data mais que importante, Bernadete Matias, filha de dona Maria do Carmo, presta esta homenagem, em nome de toda a família.

"Nós, familiares, agradecemos a Deus por nos permitir conviver com uma bênção de pessoa que é minha mãe. É um aprendizado que nos faz crescer diariamente", diz Bernadete.
Pegar menino era como se chamava, em nossa região, o ofício da parteira. A importância dessa figura indispensável à saúde pública naquela época era tão grande que, entre as famílias mais humildes, a criança "pegada" passava a ter um vínculo com aquela que ajudava a trazê-la ao mundo, referindo-se a ela como "mãe". Dentre as muitas crianças que dona Maria do Carmo "pegou" em Petrolândia, ao longo de sua vida de parteira, estão o médico e ex-prefeito de Petrolândia. Dr. Marcos Antônio de Souza (Marquinhos) e o pastor Ricardo Rodolfo, da IBM-Igreja Batista Missionária.

No início da noite de ontem, a reportagem do Blog de Assis Ramalho visitou dona Maria do Carmo. Com muita simpatia, bom-humor e lucidez, a ex-parteira contou que se iniciou no ofício de parteira quando, ainda residindo em Tacaratu, um vizinho procurou parteira para realizar o parto de sua mulher e não encontrou. Nessa ocasião foi ela quem ajudou no parto e, desde então, não parou mais. Pelas suas contas foram mais de 100 partos realizados, sem nenhum registro de morte de mãe nem de criança durante o parto.

Nossa reportagem perguntou a dona Maria do Carmo se havia algum segredo em sua alimentação para manter sua longevidade. Para nossa surpresa, ela afirmou que come de tudo: buchada, feijoada, churrasco e munguzá salgado, prato que adora. Além disso, muito vaidosa, dona Maria do Carmo não abre mão de cuidar dos cabelos e manter em dia a manicure e pedicure. Podemos, talvez, desconfiar que sua invejável idade, alcançada com saúde e lucidez, é garantida pelo bom humor, fé inabalável e atitudes positivas. Mas podemos desconfiar, também, que tantos aniversários são apenas uma bênção divina, concedida à razão de um ano de vida para cada criança que dona Maria do Carmo ajudou a vir ao mundo.

Tacaratuense, a Sra. Maria do Carmo Santos foi homenageada em 2012 com o Título de Cidadania Petrolandense, conferido pela Câmara Municipal de Petrolândia em sessão solene, registrada pelo Blog de Assis Ramalho, em 27/07/2012, durante reunião que contou com a ilustre participação do Procurador-Geral do Ministério Público de Pernambuco, Dr. Aguinaldo Fenelon de Barros.
Bernadete Matias e sua mãe, Maria do Carmo Santos, na cerimônia
de entrega do Título de Cidadania Petrolandense em 2012 
 
Dr. Marcos Antônio (Marquinhos), Sra. Maria do Carmo e Fabiano,
Presidente da Câmara Municipal de Petrolândia 
Dona Maria do Carmo e Assis Ramalho 

Para ver notícias relacionadas, clique abaixo: 

Nenhum comentário:

Postar um comentário