quarta-feira, julho 03, 2013

Governo do Estado de PE realiza campanha de vacinação contra febre aftosa, inclusive em Petrolândia

Aldo Santos, Secretário de Agricultura e Reforma Agrária
 do estado de Pernambuco(Foto: Assis Ramalho),

Até o dia 31 de julho, o Governo do Estado realiza campanha de vacinação contra febre aftosa em 112 municípios do Agreste e do Sertão que não puderam imunizar bovinos e bubalinos, no mês de maio, em decorrência da seca. A meta é distribuir, gratuitamente, doses de vacinas para 88 mil criadores sob a coordenação da Secretaria de Agricultura e Reforma Agrária. Para isso o Estado está investindo R$ 4,4 milhões.

O secretário de Agricultura e Reforma Agrária, Aldo Santos, explica que por causa da longa estiagem, o governador Eduardo Campos determinou que toda a vacina fosse doada. Para ter acesso às doses necessárias, o criador deve procurar o escritório da Agência de Defesa e Fiscalização Agropecuária (Adagro) do seu município, munido de isopor e gelo para a manutenção da temperatura entre 2ºC e 6ºC.

A expectativa é que mais de 90% do rebanho, de 1,4 milhão de animais, seja imunizado. “Estamos em processo de reconhecimento de Zona Livre de Febre Aftosa com Vacinação e a imunização da doença é obrigatória”, salienta Aldo Santos. O último caso de febre aftosa em Pernambuco, foi registrado em 1997.

Municípios que vacinarão em julho:
 Afogados da Ingazeira, Afrânio, Agrestina, Águas Belas, Alagoinha, Altinho, Angelim, Araripina, Arcoverde, Barra de Guabiraba, Belém de São Francisco, Belo Jardim, Betânia, Bezerros, Bodocó, Bom Conselho, Bonito, Brejão, Brejinho, Brejo da Madre de Deus, Buíque, Cabrobó, Cachoeirinha, Caetés, Calçado, Calumbi, Camocim de São Félix, Canhotinho, Capoeiras, Carnaíba, Carnaubeira da Penha, Caruaru, Cedro, Chã Grande, Correntes, Cupira, Custódia, Dormentes, Exu, Flores, Floresta, Garanhuns, Granito, Gravatá, Iati, Ibimirim, Ibirajuba, Iguaraci, Inajá, Ingazeira, Ipubi, Itacuruba, Itaíba, Itapetim, Jataúba, Jatobá, Jucati, Jupi, Jurema, Lagoa do Ouro, Lagoa dos Gatos, Lagoa Grande, Lajedo, Manari, Mirandiba, Moreilândia, Orocó, Ouricuri, Palmeirina, Panelas, Paranatama, Parnamirim, Pedra, Pesqueira, Petrolândia, Petrolina, Poção, Quixaba, Riacho das Almas, Sairé, Salgueiro, Saloá, Sanharó, Santa Cruz, Santa Cruz da Baixa Verde, Santa Cruz do Capibaribe, Santa Filomena, Santa Maria da Boa Vista, Santa Terezinha, São Bento do Una, São Caetano, São João, São Joaquim do Monte, São José do Belmonte, São José do Egito, Serra Talhada, Serrita, Sertânia, Solidão, Tabira, Tacaimbó, Tacaratu, Taquaritinga do Norte, Terezinha, Terra Nova, Toritama, Trindade, Triunfo, Tupanatinga, Tuparetama, Venturosa e Verdejante.

Da Redação do Blog de Assis Ramalho

Nenhum comentário:

Postar um comentário