sexta-feira, junho 28, 2013

PE: Pronatec abre 2.432 vagas de cursos técnicos para estudantes jovens e adultos

Essa é para quem cursa o ensino médio na rede pública estadual e está interessado em ter uma qualificação técnica. A Secretaria de Educação do Estado (SEE) publicou nesta sexta-feira (28) edital que destina aos estudantes da rede 2.432 vagas em cursos técnicos de nível médio, ministrados pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac) e Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai), no âmbito do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec).

Os cursos são gratuitos e destinados aos jovens e adultos que estejam frequentando em 2013, o 2° ano ou 3° ano do ensino médio em todas as modalidades da rede estadual de Educação de Pernambuco. As vagas são oferecidas em 16 cidades, incluindo Recife e municípios como Arcoverde, Cabo, Caruaru, Garanhuns, Gravatá, Jaboatão, Limoeiro, Palmares, Paulista, Pesqueira, Petrolina, Salgueiro, Santa Cruz do Capibaribe, Serra Talhada e Vitória de Santo Antão.

 O critério de seleção, principal novidade dessa edição do programa, levará em conta o rendimento escolar nas disciplinas de português e matemática. Outra mudança são as inscrições, que nesta edição poderão ser feitas apenas pelo site www.educacao.pe.gov.br, no período de 1° a 5 de julho de 2013, evitando as filas de espera nos polos. A matrícula acontece na instituição onde o curso é ofertado e em datas previstas no edital.

O secretário de Educação, Ricardo Dantas, ressalta que os estudantes, mais uma vez, têm uma excelente oportunidade de se qualificarem para um mercado de trabalho que hoje está cada dia mais exigente e competitivo.

Nesta edição do Pronatec são 28 opções de cursos em áreas diversas. No ato da inscrição, o candidato deve fazer a sua escolha para apenas uma oferta de vaga (curso/turno/município/ofertante). Caso o candidato efetue mais de uma inscrição, valerá apenas a última efetuada.

Os candidatos serão classificados em ordem decrescente de acordo com a média aritmética das disciplinas de português e matemática do primeiro bimestre de 2013. Serão considerados aprovados os candidatos classificados dentro do número de vagas ofertadas para cada curso, por turno, unidade ofertante e município.

A exigência de idade mínima varia de acordo com o curso. Os cursos técnicos em Enfermagem, Radiologia, Estética e Podologia somente poderão se inscrever candidatos com idade mínima de 18 anos. Já os cursos de Redes de Computadores, Administração, Contabilidade, Meio Ambiente, Rádio e TV, Hospedagem, Serviço de Bar e Restaurante, Logística, Transações Imobiliárias, Design de Interiores, Ótica, e Computação Gráfica têm exigência de idade de, no mínimo, 16 anos. Os cursos têm duração de 1 ano e meio a 2 anos e as aulas iniciam em agosto.

Secretaria de Educação do Estado de Pernambuco

Nenhum comentário:

Postar um comentário