quarta-feira, maio 22, 2013

Brasil tem mais de 100 milhões de acessos à internet em banda larga, mas quantidade não significa qualidade

O Brasil ultrapassou a marca de 100 milhões de acessos à internet em banda larga no dia 7 de maio. De acordo com levantamento da Associação Brasileira de Telecomunicações (Telebrasil) divulgado nesta quarta-feira (22), nos últimos 12 meses, houve crescimento de 37% do número de acessos, com 27 milhões de novas conexões ativadas no período. Do total de cerca de 100 milhões de acessos, 78,7 milhões são de banda larga móvel e 21,3 milhões, de banda larga fixa. A tecnologia de quarta geração (4G), inaugurada no dia 30 de abril, já conta com cerca de 50 mil acessos.

O presidente da Telebrasil, Antonio Carlos Valente, tinha antecipado a marca de 100 milhões de acessos ontem (21), durante abertura do 57º Painel Telebrasil.

O número de acessos de banda larga móvel nos últimos 12 meses cresceu 45% em relação a maio de 2012. Nesse segmento, 64,1 milhões são de conexões celulares 3G, incluindo os smartphones, e 14,6 milhões são terminais de dados, entre eles modems de acesso à internet e chips de conexão máquina-máquina.

Na banda larga fixa, o crescimento nos últimos 12 meses chegou a 14%, com a ativação de 2,7 milhões de acessos no período. As informações são da Agência Brasil. 

Quem se ilude com números, pode até ficar impressionado. Mas quem entende que quantidade não significa qualidade, e vive a triste realidade de ser refém de provedores caríssimos que oferecem serviços apenas razoáveis, sabe que falta muito para a inclusão digital no país se tornar uma realidade.

Da Redação do Blog de Assis Ramalho
Fonte: Agência Brasil

Nenhum comentário:

Postar um comentário