quinta-feira, março 14, 2013

Petrolândia: Câmara de Vereadores divulga resultados da reunião com reitoria da Univasf

Em 28 de fevereiro do corrente ano, os vereadores Carlos Alberto Araújo Correia, Fabiano Jaques Marques, Raimundo Paulo Lacerda e Maria do socorro Santos de Souza, fizeram parte de uma audiência junto à Univasf-Universidade Federal do Vale do São Francisco, na cidade de Petrolina-PE, representada pelo seu vice-reitor, Prof. Télio.

A audiência teve como objetivo principal cobrar a implantação de uma extensão da Univasf em Petrolândia, visando disponibilizar cursos de graduação em todas as áreas, haja visto ser relevante o número de jovens que momentaneamente deslocam-se para outras cidades, em busca de cursos na esfera da graduação, causando dispêndios significantes e comprometendo o orçamento de muitas famílias.

Foi salientado a possibilidade de implantação de Campus Universitário, assim como foi acordado entre aquela Universidade e a Prefeitura Municipal de Petrolândia, ainda durante a gestão do ex-prefeito Antônio Marcos de Souza (Marquinhos).

Os representante da Câmara de Petrolândia, foram informados que, por motivos superiores, a criação de um campus da Univasf em Petrolândia não seria viável no momento. Porém existiria a possibilidade de serem implantados cursos de graduação a distância, em caráter gratuito, desde que firmada uma parceira entre a Prefeitura Municipal de Petrolândia e a Univasf. Os detalhes dessa parceira estão sendo oportunamente estudados, verificando-se a melhor forma de viabilizar a oferta de cursos a distância.

Ficou acordado que o Diretor de Extensões da Univasf, Prof. Davi, viabilizaria uma visita à cidade de Petrolândia para, em conjunto com o prefeito e vereadores do município, deliberarem acerca da referida aquisição, que depende de tramitação junto à UAB CAPES (Universidade Aberta do Brasil), órgão responsável pela implantação de pólos nos municípios, verificando-se quais as possibilidades, bem como o teor de disponibilização dos cursos de graduação em caráter gratuito a serem oferecidos.

Além disso, vale ressaltar que durante essa reunião os vereadores foram informados sobre a implantação de um campus universitário da Univasf na cidade de Paulo Afonso (BA), que, entre outros cursos, oferecerá 41 vagas para o curso de Medicina, previsto para início no segundo semestre de 2014. Assim, os vereadores ressaltam que as regiões circunvizinhas também serão beneficiadas pela disponibilidade de um curso de tamanha importância.

Em recente entrevista ao correspondente da Rádio Bahia Nordeste de Paulo Afonso, Assis Ramalho, dentro do Programa Primeira Hora,  os vereadores de Petrolândia. Fabiano Marques, Carlinhos e Raimundo Paulo Lacerda foram unânimes  em afirmarem que também faltou empenho por parte dos políticos pernambucanos para a implantação de um campus universitário da Unisvasf em Petrolândia, o que não aconteceu com os da Bahia, que conseguiram levar o campus para Paulo Afonso.



Da Redação do Blog de Assis Ramalho
Fonte: Câmara Municipal de Petrolândia

5 comentários:

  1. Acho que não devemos desaminar. É possível que os políticos tenham dado apenas o primeiro passo. É continuar tentando. Aguardem matéria sobre este tema no Blog do Icó Mandantes.
    Paulo Campos

    ResponderExcluir
  2. Pior é ver q os políticos se queixam deles próprios por não terem tido empenho no passado p q esse campus jé existisse.
    Vai entender!

    Parte citada:
    "Em recente entrevista ao correspondente da Rádio Bahia Nordeste de Paulo Afonso, Assis Ramalho, dentro do Programa Primeira Hora, os vereadores de Petrolândia. Fabiano Marques, Carlinhos e Raimundo Paulo Lacerda foram unânimes em afirmarem que também faltou empenho por parte dos políticos pernambucanos para a implantação de um campus universitário da Unisvasf em Petrolândia, o que não aconteceu com os da Bahia, que conseguiram levar o campus para Paulo Afonso."

    ResponderExcluir
  3. Pior é saber q os políticos assumem a culpa de n terem antes buscado a implantação desse campus em Petrolândia, perderam tempo d+, agora fika complicado msm.

    Trecho da entrevista:
    "Em recente entrevista ao correspondente da Rádio Bahia Nordeste de Paulo Afonso, Assis Ramalho, dentro do Programa Primeira Hora, os vereadores de Petrolândia. Fabiano Marques, Carlinhos e Raimundo Paulo Lacerda foram unânimes em afirmarem que também faltou empenho por parte dos políticos pernambucanos para a implantação de um campus universitário da Unisvasf em Petrolândia, o que não aconteceu com os da Bahia, que conseguiram levar o campus para Paulo Afonso."

    ResponderExcluir
  4. Para abrir cursos, principalmente na área de saúde, não é tão simples. Não vejo possibilidade alguma de abrir o curso de medicina em Paulo Afonso. Na cidade de Arcoverde, existe vários cursos, mas os alunos do curso de Enfermagem tem que ir para Caruaru estagiar, pois a cidade não comporta a necessidade da prática para os graduandos; acontece a mesma coisa em Petrolina com os alunos do curso de Medicina, os alunos da UNIVASF vão fazer estágios em Recife e começa as dificuldades, pois os hospitais do Recife já tem as parcerias com as universidades, causando transtorno para todas as instituições de ensino e de saúde.O polo de saúde de Petrolina e Arcoverde são maiores do que o de Paulo Afonso, agora me pergunto... Onde os alunos vão estagiar? No Hosp. Nair Alves? No BTN?E só com esses dois hospitais, que não tem todas as especialidades médicas, eles vão se transformar em bons profissionais?
    É um projeto muito bonito, grandioso, mas que deve ser repensado. Acho que primeiro, o Gov. Federal seria investir mais na saúde, construir polos médicos e de referência, aumentar a assistência e a qualidade do serviço, tornar hospitais modelos,depois disso sim, construir as universidades, pois os alunos teriam um vasto campo de prática para aprender, estudar e usar no futuro profissional.

    ResponderExcluir
  5. Na verdade eles tiraram o corpo fora. Eles falaram políticos pernambucanos, e não petrolandenses propriamente dito, a demora na cobranças dificultou tudo. E outra já era sem tempo disso acontecer. Afinal de contas, já vem desde de Marquinhos essa promessa, ai eles falam: Os políticos da Bahia conseguiram para Paulo Afonso. Ai eu pergunto: Cadê os políticos deles e os nossos, Senadores, Deputados Federais e Estaduais. Dizem que são empenhados. Cobrem agora. Isso se chama dever de casa. Que não é muito fácil fazer. mas parabéns pelos tiveram a primeira iniciativa, espero que não parem. porque se para agente cobra.

    Alexandre Sertão.

    ResponderExcluir