segunda-feira, novembro 12, 2012

Petrolândia terá urnas biométricas em 2014.



Petrolândia já contará com urnas biométricas para as eleições presidenciais de 2014, segundo o Tribunal Regional Eleitoral de Pernambuco (TRE-PE). Na verdade, se trata de um recadastramento, pois os eleitores terão que comprovar os seus dados.

"Não vamos apenas colocar as digitais das pessoas; vamos atualizar todos os seus dados.  Para que todos os procedimentos possam ser realizados, os eleitores devem levar um documento oficial com foto e um comprovante de residência'',explica Orson Lemos, assessor chefe da Corregedoria do TRE-PE. .

Além do Recife, outras 52 cidades de Pernambuco vão receber as urnas biométricas nas eleições presidenciais: Afogados da Ingazeira, Água Preta, Altinho, Araçoiaba, Araripina, Arcoverde, Barreiros, Brejão, Brejinho, Cachoeirinha, Camutanga, Canhotinho, Carnaíba, Custódia, Escada, Ferreiros, Garanhuns, Goiana, Ibirajuba, Igarassu, Iguaracy, Ingazeira, Ipojuca, Itaíba, Itambé, Itapetim, Jatobá, Jucati, Jupi, Jurema, Moreilândia, Moreno, Palmares, Paranatama, Petrolândia, Quixaba, Salgueiro, Santa Terezinha, São Caetano, São Joaquim do Monte, São José da Coroa Grande, São José do Egito, São Vicente Ferrer, Serra Talhada, Sertânia, Sirinhaém, Solidão, Tabira, Tacaimbó, Timbaúba, Tuparetama e Xexéu. Nas eleições 2012, quatro municípios pernambucanos utilizaram as urnas biométricas. Itamaracá, Itapissuma, Rio Formoso e Tamandaré. Com os que serão adicionados até 2014, o Estado terá o novo método em 57 cidades.

A projeção é de que, em 2014, 30% do Estado já esteja com o novo sistema. Já em 2016, o esperado é de 50% e, por fim, 100% em 2018.

Segundo George Maciel, coordenador de infraestrutura, os municípios foram escolhidos de acordo com a população e a tecnologia que a cidade já possui. "Temos locais em Pernambuco que só têm um orelhão. Deixamos esses para depois.

Os eleitores que não possuem os dedos, tem alergias ou machucarem a área da digital no dia da eleição vão poder votar normalmente contanto que apresentem um documento oficial com foto. "Ficará anotado no registro oficial que houve um problema, mas isso não impedirá as pessoas de votarem. Pelos cálculos da justiça eleitoral, apenas 2% da população brasileira têm problemas com o reconhecimento de sua digital," finalizou Orson Lemos.

Da Redação do Blog de Assis Ramalho
Fonte: NE10

Nenhum comentário:

Postar um comentário